No dia 11 de agosto se celebra o Dia do Advogado
Direito | 11/08/2021

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827. Esta data homenageia os profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e, quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Neste dia, a Faculdade Florence parabeniza todos os advogados que lutam por uma sociedade mais democrática. O sucesso profissional de um advogado depende de uma formação de qualidade. Portanto, a Florence investe no que existe de melhor para que seus discentes em Direito possam se tornar futuros advogados capacitados.

História da data 11 de agosto

No dia 11 de agosto do ano de 1827, no Século XIX, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Antes disso, quem desejava estudar Direito precisava ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, no Brasil, é, antes, uma celebração sobre o início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro.

Estudante de Direito

Trabalhar como advogado requer muito estudo e dedicação, pois a profissão envolve o “conjunto de normas jurídicas vigentes num país, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade”.

As leis aparecem divididas através dos códigos que se encaminham para várias áreas, como: civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, internacional, ambiental, digital, público e privado, de propriedade intelectual e de arbitragem internacional, que devem ser respeitados e seguidos pelos profissionais da área judicial.

Os formandos em Direito podem seguir duas carreiras, a de advogado ou a carreira jurídica. Para atuar como advogado, após o término do curso de Direito, devem prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, necessitando ser aprovados para o exercício da profissão. Já a carreira jurídica é aquela na qual o indivíduo atuará como funcionário público, através de concursos públicos, exercendo a profissão de delegado, juiz, promotor, procurador, dentre outras.

A relevância desse profissional para a sociedade

Não há novidade de que a profissão de advogado é indispensável para as sociedades. Ela é tão relevante quanto os profissionais de outras carreiras que exercem serviços considerados essenciais.

Sendo assim, ao passar dos anos, os cidadãos precisam ainda mais de um advogado com especialização em alguma determinada área. Sempre surgem novas questões burocráticas e conflitos entre indivíduos em todo o mundo, em inúmeras situações. Nesses momentos, o advogado entra em ação para defender os direitos do seu cliente e garantir que sejam cumpridos.

Considerando que cada vez mais essas circunstâncias estão fadadas a acontecer, os advogados devem estar por perto para auxiliar seus clientes. Somente assim podemos lutar por nossas causas ao lado de um profissional conselheiro e defensor.