Entenda como o farmacêutico pode atuar na área de alimentos

Entenda como o farmacêutico pode atuar na área de alimentos

O professor Rondinele Seba Salomão explica este campo de atuação
Farmácia | 16/08/2021
Compartilhe :

Você sabia que, dentre os campos de trabalho do profissional de Farmácia, a indústria de alimentos é uma excelente possibilidade? A valorização do farmacêutico neste ramo se deve muito à crescente preocupação com a qualidade dos alimentos industrializados nos últimos anos, além da necessidade de maior produtividade industrial.

De acordo com o professor Rondinele Seba Salomão, do curso de Farmácia da Faculdade Florence, dentre os diversos ramos de atuação do farmacêutico, a indústria de alimentos também é uma oportunidade de mercado, propiciando ao profissional o exercício de diversificadas atividades, sendo o farmacêutico um dos profissionais mais bem preparados para assumir essa responsabilidade técnica. “O currículo atual permite que o farmacêutico atue na área de bromatologia (análise de alimentos), bem como na produção de alimentos, suplementos e alimentos especiais. Além disso, é possível manipular alimentos especiais e suplementos em farmácias e hospitais”, explica.

A atuação do farmacêutico na área alimentar

Como a área alimentícia está sempre em grande renovação e investe constantemente no aperfeiçoamento de seus produtos, o farmacêutico se tornou imprescindível em indústrias de alimentos, laboratórios de análises bromatológicas e consultorias especializadas. Apesar disso, foi somente em 2010, com a Resolução nº 530 do Conselho Federal de Farmácia, que as atribuições do farmacêutico e suas responsabilidades técnicas na área de alimentos foram regularizadas, permitindo sua atuação com profissionais de outras áreas, como engenheiros de alimentos e biomédicos, geralmente em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitária e no desenvolvimento de novos produtos.

O professor Rondinele explica que o Farmacêutico “poderá atuar desde a fase de seleção e aquisição de matérias primas, fabricação, controle de qualquer e dispensação e acompanhamento. Além disso, o farmacêutico poderá atuar na área de vigilância sanitária de alimentos, aplicando métodos analíticos para verificar a qualidade tanto de produtos adquiridos em fazendas quanto dos advindos de supermercados e hortas, bem como de amostras ambientais (solo, água, etc) para avaliar a presença de possíveis contaminantes (químicos, físicos e biológicos)”, afirma.

Segundo o professor, além de ter conhecimentos sobre a composição nutricional, o farmacêutico estará preparado para a produção e análise dentro da indústria de alimentos e afins.

Benefícios ao paciente

O professor Rondinele ainda ressalta que a atuação do Farmacêutico na área alimentícia beneficia principalmente o paciente. “O farmacêutico alia o conhecimento relacionado aos medicamentos e alimentos. Isso se torna muito importante na questão da terapia, tanto nutricional quanto farmacológica, visto que o uso de alimentos e medicamentos pode trazer benefícios ou malefícios ao paciente, caso não seja feito o planejamento adequado”, conta.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 60% no 1º ano e 50% até o final do curso.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.

Notícias Relacionadas