Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado neste 17 de agosto

Professor do curso de Direito da Florence explica a importância da data
Datas Comemorativas | 17/08/2021

O dia 17 de agosto de 1998 foi marcado como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico” no país. A data ganhou o significado após mais de 60 anos de criação do mais importante órgão de preservação do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Instituto, responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, possui tutela de milhares de edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos brasileiros e ainda conta com um acervo monumental com mais de 1 milhão de objetos catalogados.

O professor do curso de Direito da Faculdade Florence e Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso, explica que a data surgiu para homenagear o advogado, jornalista e escritor brasileiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. “Ele foi o primeiro diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) – atual Iphan – e por 30 anos dedicou sua vida à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. A data relembra a todos a necessidade de proteção e conservação dos bens culturais do nosso país”, explica.

A celebração e a importância desse dia estão na promoção e administração do processo de preservação dos bens culturais do país, no fortalecimento da identidade nacional, na garantia do direito à memória e na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Proteção aos bens culturais

O professor Anderson explica que existem leis que protegem e preservam os bens culturais do país. “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216, disciplina a legislação sobre defesa do patrimônio e diversos outros diplomas legais como decretos de tombamentos, variando entre dispositivos legais em nível municipal, estadual e federal”, comenta.

O secretário ainda reitera a importância de proteger os bens materiais. “Avalio que proteger os nossos bens culturais é essencial para que a sociedade reconheça e rememore sua história, e proteja sua cultura, seja por meio de bens materiais, seja por salvaguarda imaterial. É um processo de valorização do nosso passado, cujo objetivo é a transmissão desse legado para o futuro   “, destaca.

Institutos de proteção

Existem diversas instituições que se comprometem com a preservação e a proteção dos bens imateriais. “Como a maioria dos órgãos de proteção ao patrimônio no Brasil, sejam eles federais estaduais ou municipais, a luta pela valorização do patrimônio em alguns casos é compreendida de forma restritiva, e não como um processo essencial de estruturação de uma sociedade. Assim, os profissionais de patrimônio têm o desafio cotidiano de ampliar suas ações para estimular o sentimento de pertencimento dos nossos bens para todos os cidadãos”, explica o professor Anderson.

O professor Anderson reitera que o Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico do Maranhão (DPHAP) da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) realiza uma série de ações rotineiras para tentar resgatar o sentimento de pertencimento do patrimônio cultural do nosso estado.

“O DPHAP estimula a preservação dos bens materiais e imateriais que formam a memória do nosso povo. Atualmente, por exemplo, o Governo do Maranhão desenvolve o programa Nosso Centro, uma ampla política pública que tem como foco a preservação, revitalização, ocupação e movimentação econômica sustentável no Centro Histórico de São Luís. Articulado em várias estratégias de atuação (tais como as ações Adote um Casarão, Aluguel no Centro e Cores da Cidade), o programa Nosso Centro vem requalificando casarões históricos tombados, ao mesmo tempo em que estimula que pessoas habitem a região, valorizem o patrimônio histórico, criem novos negócios no centro da cidade e aqueçam a economia, fatores que podem contribuir inclusive para o crescimento da atividade turística em nossa capital”, finaliza.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens exclusivas.

Inscreva-se agora!