Prefeito Eduardo Braide marca presença em evento da Acolhida da Faculdade Florence

Prefeito Eduardo Braide marca presença em evento da Acolhida da Faculdade Florence

Em sua fala, o Prefeito abordou o retorno às atividades e o enfrentamento da pandemia
Institucional | 17/08/2021
Compartilhe :

Na manhã desta terça-feira (17), o Prefeito Eduardo Braide esteve presente em solenidade de abertura do novo semestre da Faculdade Florence. O evento, que aconteceu de forma on-line, marcou a Acolhida Florence 2021.2, que conta com uma semana de programações para a recepção dos novos alunos e veteranos da Instituição.

O evento começou com a fala da Presidente do Conselho Diretivo, profa. Rita Ivana Barbosa Gomes, que ressaltou a importância do conhecimento e o quando a Instituição valoriza e se compromete com o ensino aos alunos da Florence. “Hoje, o que é mais precioso no mundo é o conhecimento, todas as pessoas se rendem ao conhecimento. O que perdura, o que transforma, o que faz a diferença é o conhecimento. Ele deve estar pautado no compromisso em melhorar a vida das pessoas em qualquer área de formação. Uma das coisas mais importantes que temos que ter quando escolhemos uma área é a vocação, o compromisso, a compaixão e o amor. Foi assim que a Florence cresceu e se tornou de uma pequena casa no Centro Histórico em uma Faculdade e uma escola onde a repercussão do seu trabalho vai muito além do que imaginamos”, afirmou.

O prefeito Eduardo Braide abordou o tema “O retorno às atividades e o enfrentamento da pandemia: esperança para recomeçar”. O prefeito comentou sobre o desafio de organizar a vacinação para toda a população. “Logo depois que eu tomei posse, me deparei com essa situação que foi a de fazer essa vacina chegar no braço das pessoas. Começamos a fazer uma preparação antes mesmo da posse, criei um grupo de especialistas, com infectologistas, com pessoas que já trabalhavam na área de vacinação para que pudéssemos preparar São Luís para esse momento. A campanha de vacinação de São Luís não comprometeu o atendimento assistencial de São Luís. Nós criamos novos espaços, centros de vacinação. Isso nos deu uma capacidade muito importante de vacinação”, comentou.

O prefeito ainda destacou a criação da ferramenta “Filômetro”, que tem o objetivo de orientar a população quanto aos locais da vacinação, as doses onde estão sendo aplicadas e até informações da fila de espera para vacinação. “Para a nossa felicidade, fomos procurados por outras capitais. São Luís cedeu a Curitiba o modelo do “Filômetro”. Meses depois São Paulo também implantou. Isso tudo é fruto do trabalho de observação e conhecimento que adquirimos todos os dias”, contou.

A capital da vacinação

São Luís se tornou a primeira capital do país a vacinar idosos e adolescentes contra a Covid-19. Segundo o prefeito Eduardo Braide, essa conquista é definida por uma palavra: Acreditar. “Vocês precisam acreditar naquilo que vocês querem perseguir na vida. Quando eu assumi a prefeitura, eu sempre tive um entendimento que a saída de tudo que estamos vivendo, a volta das atividades, a volta dos empregos, a volta da nossa vida, salvarmos as vidas, tudo isso passava pela vacinação. E eu acabei usando as minhas energias e dedicação para enfrentar a situação e realizar a campanha de vacinação”, afirmou.

O prefeito Eduarde Braide também comentou sobre o primeiro caso da variante Delta. “Nós tivemos a identificação do primeiro caso da variante Delta. Naquele momento poderíamos ter uma história totalmente diferente em nossa cidade. Em uma videoconferência com o ministro da saúde, eu disse a ele: ‘Ministro, o senhor resolve a situação do Brasil com a barreira sanitária, sugerida por ele, mas nós precisamos resolver a situação de quem mora na cidade de São Luís e a forma de resolver isso é com a vacina. Então gostaria de pedir ao senhor a destinação de doses extras de vacina para que possamos fazer o enfrentamento da variante Delta’. Naquele momento, tínhamos uma vantagem: São Luís estava com uma situação mais avançada das capitais, isso permitiu, assim que recebemos as doses extras, montar toda uma estrutura. Nós dobramos a capacidade de vacinação da nossa cidade e conseguimos virar a chave de todo aquele problema que poderia ter nos ocasionado a variante Delta. Conseguimos superar a situação e passamos a ser referência em vacinação”, conta.

Novos espaços em benefício da saúde

O prefeito Eduardo Braide, em mensagem aos novos alunos, anunciou, ainda, a entrega de um novo centro cirúrgico no Hospital Socorrão II. “É com dedicação, persistência e esforço que conseguimos alcançar os nossos objetivos. A observação também é importante. Eu faço questão de ir pessoalmente aos locais, saber o que está acontecendo. Meu primeiro dia de governo foi uma visita ao Hospital Socorrão II, eu andei em todas as dependências, no centro cirúrgico, nas enfermarias, conversando com os pacientes para entender a dificuldade e a boa notícia que quero dar a vocês é que nos próximos dias vamos entregar um novo centro cirúrgico do Hospital Socorrão II. Então nós vamos dobrar a capacidade de cirurgias que nós temos no hospital”, anunciou.

Finalizando o evento, o prefeito Eduardo Braide deixou uma última mensagem aos alunos da Faculdade Florence “Eu sei a importância desse momento que vocês estão passando. Que vocês possam absorver essa experiência, encarar esse momento como fundamental para a formação de vocês, seja no estágio ou no dia a dia, em todos os cursos, para que tenhamos sucesso naquilo que planejamos”, aconselhou.

O prefeito encerrou contando uma novidade: a restauração da fonte do Ribeirão. “Eu quero finalizar essa conversa dando boas notícias a vocês, principalmente em relação ao nosso Centro Histórico. Eu estou saindo daqui após nossa conversa e vou dar uma ordem de serviço para recuperar a nossa fonte do Ribeirão, porque hoje é o Dia Nacional do Patrimônio, assinei recentemente a obra de requalificação da nossa Rua do Giz, vamos entregar o programa ‘Centro Acessível’, estamos fazendo todas as intervenções em nosso Centro Histórico para que seja preparado para pessoas com deficiência, além de uma série de outras ações. Aos alunos, que você aproveitem esse período na vida de vocês. Lá na frente vocês perceberão que esse momento fará a diferença na vida de vocês”, finalizou.

Confira a participação completa do prefeito Eduardo Braide na Acolhida Florence 2021.2  clicando aqui.

Confira a programação completa da Acolhida Florence 2021.2 clicando aqui.

Notícias Relacionadas