Centro Acadêmico de Odontologia da Florence participa do Projeto “OAB Acolhe”

O projeto presta atendimentos gratuitos à população de São Luís
Graduação | 23/08/2021

O Centro Acadêmico de Odontologia da Faculdade Florence (CAOFF) participou, na última semana, do projeto OAB Acolhe. A atividade teve como objetivo ampliar o acesso à justiça com a prestação gratuita de serviços jurídicos e de saúde para pessoas que não dispõem de recursos para a contratação de profissional na área.

“O Projeto OAB Acolhe é uma proposta da Comissão do Direito das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social em parceria com as demais comissões da Ordem, que visa fornecer serviços de utilidade pública, dos quais podemos destacar atendimento jurídico, aplicação de flúor e vacinação, a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica o advogado e Presidente do CAOFF, Pedro Mateus, que é discente do curso de Odontologia da Faculdade Florence e esteve presente na ação.

O evento foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na sede da OAB (Calhau), e reuniu advogadas, advogados, servidores e servidoras públicas, acadêmicos e acadêmicas de Direito e profissionais da saúde, informando, orientando e esclarecendo dúvidas sobre variados temas que afetam diretamente a vida das pessoas. Além disso, houve a prestação de serviços médicos.

Os alunos do curso de Odontologia, através do CAOFF e juntamente com as professoras Wilna Freire e prof. Me. Karime Tavares (patrona do CAOFF), coordenaram os trabalhos de educação sobre higiene bucal e aplicação de flúor. “A participação da Faculdade Florence no OAB Acolhe se deu mediante parceria firmada entre o Centro Acadêmico de Odontologia da Faculdade Florence (CAOFF), presidido por mim e pela Jucileny Lira, e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA). Os nossos discentes participaram do evento realizando explanações sobre higiene bucal e cuidados no momento de realizá-la e realizando aplicação de flúor”, explica o discente Pedro Mateus.

O aluno do curso de odontologia, Pedro Mateus, ainda ressalta que projetos como esses são importantes para a promoção do conhecimento. “São ações como essa que são responsáveis por democratizar o acesso a serviços, informações e dados essenciais. E, no que concerne à participação dos discentes de Odontologia da nossa instituição, a promoção dos conhecimentos básicos sobre higiene bucal faz-se necessária para a concretização da dignidade de pessoas em estado de vulnerabilidade e contribui para a formação de uma nova identidade ao acadêmico e ao profissional de Odontologia, mais ligada ao social, haja vista que, por muito tempo, perdurou uma imagem da Odontologia como uma ciência da elite”, afirma.

Sobre o CAOFF

O CAOFF foi oficialmente implementado a partir de sua Primeira Assembleia Geral, que ocorreu no dia 13 de agosto de 2021. Enquanto Centro Acadêmico, é voltado à implementação de melhorias em geral no curso Odontologia de nossa instituição, fortalecimento e união da classe estudantil e contribuição ativa nas atividades desenvolvidas pela instituição, além de realização de atividades próprias.

O Presidente do CAOFF e discente do curso de Odontologia da Faculdade Florence Pedro Mateus, assinala exemplos de atividades que o Centro Acadêmico buscará implementar ainda esse período:

– Formalização de parceria com dental da capital para descontos especiais a alunos Florence;

– Campanha Orgulho Florence, que visará fortalecer o laço entre alunos e instituição, a partir da identificação entre ambos e da assunção de objetivos em comum;

– Projeto “Adote um Aluno”, onde os ligantes de ligas acadêmicas de Odontologia farão seletivo para ingresso de discentes, que ainda não cumprem os requisitos para ingresso nas ligas, ingressarem como aprendizes nas ligas;

– Criação da liga acadêmica de ciência e inovação (lacin), que servirá como base para as demais ligas, a partir do fomento à produção científica, publicação e aplicação dos resultados;

Dentre diversas outras atividades em vista, como realização de eventos acadêmicos, palestras, cursos, etc.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de bolsas de 60%*.

curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. A graduação apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira todas as regras no edital.