Docente da Florence explica a importância da Nutrição Esportiva

Docente da Florence explica a importância da Nutrição Esportiva

A Nutrição Esportiva oferece ao corpo todos os nutrientes necessários ao organismo
Graduação | 23/08/2021
Compartilhe :

Nutrição e esporte são assuntos indissociáveis. Quem busca uma vida saudável sabe bem que a prática de exercícios físicos deve ser combinada com uma alimentação balanceada. É aí que entra em cena a nutrição esportiva.

A professora Lúcia Castro, do curso de Nutrição da Faculdade Florence, explica que a Nutrição Esportiva se refere à “área que aplica diferentes conhecimentos da Nutrição (fisiologia, bioquímica) na prática de exercícios físicos e esportes, tendo como objetivo melhorar o desempenho físico e desportivo dos praticantes”.

A Nutrição Esportiva é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. Seja em relação à necessidade de energia física para o esporte, seja em relação aos nutrientes que o corpo precisa para equilibrar a saúde e alcançar objetivos. Ao optar por uma nutrição de qualidade, o organismo é o principal beneficiado. E se você quer alcançar um corpo sarado ou emagrecer, a Nutrição Esportiva é indispensável para atingir tal resultado.

Por oferecer os nutrientes adequados nas quantidades personalizadas para a sua rotina e qualidade de vida, a Nutrição Esportiva contribui para equilibrar sua saúde.

Cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem diferente. Por isso, cabe ao nutricionista fazer uma avaliação completa do paciente e desenvolver um plano alimentar personalizado. Nesse momento, leva-se em conta, inclusive, os diferentes momentos da rotina de treinamentos do atleta.

A quem é recomendada?

Professora Lúcia ainda conta que a Nutrição Esportiva não se restringe somente aos atletas de alta performance. “Todo indivíduo que pratique atividade física ou esportes de maneira regular, tendo em vista a adequação do consumo x gasto energético, para evitar o fornecimento insuficiente de nutrientes, pode se beneficiar da Nutrição Esportiva. Para tal, é importante recorrer a um nutricionista esportivo, visando receber a melhor orientação alimentar e garantir que a nutrição esportiva possa ajudar a atingir bons resultados”, explica.

Na prática, a diferença entre atletas profissionais e amadores está no fato de que um esportista de alta performance conta, via de regra, com um nutricionista integrado a uma equipe multidisciplinar. Diversos profissionais são necessários para cuidar da saúde e do rendimento do atleta.

Já o praticante amador de atividades físicas também tem muito a ganhar com a Nutrição Esportiva. Entre os aspectos considerados pelo nutricionista estão, por exemplo, a importância da hidratação e conhecimento dos nutrientes de que o corpo necessita para desempenhar melhor os exercícios em questão.

Atuação do nutricionista

A professora Lúcia explica que o nutricionista atua no aconselhamento e acompanhamento (consultoria em Nutrição Esportiva) do indivíduo. “O nutricionista fornece orientações sobre a alimentação para o aumento do desempenho, manutenção da saúde, necessidade e uso ou não de vitaminas, minerais e suplementos”, explica.

Para o esportista, os benefícios são diversos. “A má alimentação, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, pode comprometer o desempenho e o rendimento do praticante de atividade física ou do atleta, e, nesse último, compromete também seu desemprenho profissional”, finaliza a professora Lúcia.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também é possível focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas