Formandos de Enfermagem da Faculdade Florence colam grau em evento presencial

Formandos de Enfermagem da Faculdade Florence colam grau em evento presencial

A colação teve as presenças do Pres. do Coren e da Pres. do Conselho Diretivo da Instituição
Enfermagem | 23/08/2021
Compartilhe :

Estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Florence colaram grau na tarde da última sexta-feira (13). Na oportunidade, 11 formandos finalizaram oficialmente os seus cursos e se tornaram os mais novos profissionais de Enfermagem do estado do Maranhão. O evento ocorreu de maneira presencial na Faculdade Florence. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi restrito para os formandos, autoridades e um número limitado de convidados por formando.

A solenidade foi presidida pelo diretor acadêmico da Faculdade Florence, Prof. Me. Thales de Andrade, que concedeu o grau aos formandos. Também estiveram presentes a profa. Ma. Ildoana Paz, que estava representando a Diretoria-Geral da Faculdade Florence, o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem e egresso da Florence, José Carlos Júnior, e a coordenadora do Curso de Enfermagem, profa. Ma. Ana Larissa Nogueira.

A cerimônia de colação também contou com a participação da profa. Ma.Tatiana Elenice Soares (paraninfa), além das professoras homenageadas: Profª. Ma. Márcia Cristina Aguiar, Profª. Ma. Márcia Raquel Moura, Profª. Ma. Stelma Regina Sodré Pontes, e Profª. Sandra Regina Santos.

A formanda Maria Paula Santos Paiva, oradora do curso de Enfermagem, relembrou em seu discurso toda a trajetória da turma de formandos. “É com muita alegria que estamos aqui presentes. Hoje somos finalistas, mas nem sempre foi assim. Quando entramos na Instituição foi uma fase de adaptação, mas com a ajuda de todos aqui presentes: nossa família, professores, funcionários e amigos, ultrapassamos a cada dia esses desafios. O que alcançamos hoje é só uma parte do que ainda podemos alcançar. Tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxe até aqui. Hoje nos despedimos com a certeza de dever cumprido. A nossa caminhada apenas começou”, destacou.

A professora Ma.Tatiana Elenice Soares, escolhida como paraninfa da turma, agradeceu a cada formando pela homenagem de ter sido escolhida paraninfa. “Ser homenageada pela turma, principalmente em um período desse, de pandemia, justifica todo e qualquer esforço e renova a minha alma, a minha crença na educação e magistério, orientado pelo senso de responsabilidade, reforçando a ideia de que o dever máximo do educador é facilitar o processo de libertação que somente o conhecimento é capaz de reproduzir mediante a reflexão e a crítica. Muito me emociona receber o convite para ser paraninfa desta turma e ouvir o nome de cada um de vocês, principalmente ao lembrar dos momentos que passamos juntos. Vocês celebram agora não apenas o término de um curso, mas o acesso às portas de um novo mundo. Recebam os meus sinceros votos, que sejam felizes para sempre. Nunca se esqueçam de mim, pois nunca me esquecerei de vocês”, comentou.

A profa. Ma. Ildoana Paz, que esteve presente na colação representando a diretoria-geral, frisou em seu discurso o difícil momento que o Brasil enfrenta, ressaltando a importância da conquista de cada formando em plena pandemia.  “É uma alegria no fim de cada semestre olhar para frente e ver que cumprimos mais uma etapa, conseguimos realizar um sonho, não só de vocês, mas de cada um dos seus familiares. Passamos um ano e meio frente a uma pandemia, mas sempre soubemos que a perseverança, o compromisso e o amor pela educação seriam mais fortes, e isso aconteceu. A Florence em nenhum momento permaneceu inerte ao que estava acontecendo, mas buscou, de todas as formas, manter cumprido o seu dever como instituição de ensino, buscando todas as ferramentas possíveis e impossíveis para que o nosso caminhar educacional não parasse. Como é gostoso fazer parte de uma instituição e de um processo onde a educação é o acesso maior, onde o compromisso por fazer está acima de qualquer contexto, mesmo em uma pandemia. Vocês fazem parte desse seleto grupo. Nunca se esqueçam que vocês levam no peito a marca do nosso trabalho, do nosso compromisso com a educação”, pontuou.

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Carlos Junior, egresso da Florence, comentou a felicidade de voltar à Instituição de Ensino onde começou a sua trajetória. “Eu tenho muito prazer em dizer que fui aluno dessa casa, fiz concurso da Emserh a nível nacional, eu acredito que fui um dos únicos enfermeiros da Instituição que passei na Emserh como enfermeiro e técnico de Enfermagem. E para mim é uma satisfação quando me perguntam ‘Onde você se formou? ’. Eu encho o peito ao dizer ‘Na época, o Instituto Florence de Ensino Superior’. Quem faz o diferencial é você. Não descasem, o estudo é o diferencial”, comentou.

A coordenadora do Curso de Enfermagem profa. Ma. Ana Larissa Nogueira desejou, em discurso emocionado, felicitações aos novos colegas de profissão. “Meus queridos alunos, e agora colegas de profissão, hoje lhes digo e abraço, e imaginem sussurrando também em seus ouvidos: vocês serão excelentes profissionais. Não deixem de estudar, de se dedicar, de cuidar, com responsabilidade, competência, princípios e, claro, muito conhecimento científico. Não deixem de acreditar nas pessoas, exerçam a Enfermagem com conhecimento, com garra e muito amor. Nós da Faculdade Florence estamos aqui sempre para apoiá-los e desejando muito sucesso a cada um. Desejo que sejam muito felizes e que Deus abençoe e proteja a vida e vocês e de seus familiares”, finalizou, emocionada.

De forma surpresa, a Presidente do Conselho Diretivo da Instituição, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, discursou para os novos enfermeiros e ressaltou o sucesso dos egressos Florence. “Nossos egressos têm feito muito bonito no mercado de trabalho. A exemplo do nosso querido José Carlos, temos egressos que passam nas residências, que conseguem passar em concursos públicos, que estão na linha de frente da Covid-19, inclusive muitos de vocês aderiram à frente da pandemia. Vocês estudaram em uma das mais sólidas instituições formadoras na área da saúde e agora também na área de Direito, das Ciências Contábeis e outros. A pandemia mostrou a força da nossa categoria. O mundo percebeu a grandeza da nossa profissão. Então, façam a diferença e engradeçam ainda mais a profissão” ressaltou.

O diretor acadêmico da Faculdade Florence, Prof. Me. Thales de Andrade reiterou o quão cada formando é vitorioso em plena pandemia. “Hoje vocês estão aqui se formando depois de dois anos duvidando se iam se formar, duvidando se iriam sobreviver, duvidando se conseguiriam superar todas as dores que passaram. Vocês conseguiram, vocês superaram e agora vocês são muito maiores que antes. É por isso que, embora eu não tenha tido a honra de ser professor de vocês em sala de aula, pois sou da área jurídica, mas se eu posso lhes dar uma última lição é que a de que sempre que vocês estiverem em um sofrimento, perguntem-se ‘eu posso dar mais?’, ‘eu posso fazer mais?’, a resposta quase é sempre sim. Você tendo essa mentalidade, você percebe onde vai chegar. Trabalhem duro até que vocês dominem o ambiente em que vocês estejam. Não desistam nunca”, finalizou.

Reconhecimento aos alunos

Dando continuidade às homenagens, a Faculdade Florence reconheceu com certificado a aluno destaque da turma. A formanda Darlene Gomes Costa recebeu a homenagem de Aluna de Maior Coeficiente Acadêmico do Curso de Enfermagem, na Colação de Grau do semestre letivo de 2021.1. 

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas