Dia Nacional de Combate ao Fumo: Florence alerta que tabagismo pode contribuir para agravamento da Covid-19

A OMS classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina
Enfermagem | 28/08/2021

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. E neste 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data foi instituída pela Lei nº 7.488/1.986.

A doença é uma grade preocupação no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc.

Para agravar a situação, o fumante passivo também corre o risco de adoecer devido ao cigarro, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam também se prejudicam.

Tabagismo e Covid-19

Profa. de Enfermagem da Florence, Tatiana Siqueira.

Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca”, explicou a professora de Enfermagem da Faculdade Florence, Tatiana Siqueira.

O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido) — também pode facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade.

Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. “Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença”, acrescentou a professora Tatiana Siqueira.

Como parar de fumar

Para ajudar quem quer parar de fumar, listamos algumas atitudes que podem contribuir para o sucesso da decisão. Aqui estão algumas dicas para quem quer parar de fumar:

• Passe por esse processo a partir da estratégia mais eficiente para você, seja de um dia para o outro ou de forma progressiva;
  • Pense diariamente sobre porque você quer e precisa parar de fumar;
  • Peça o apoio de sua família e de seus amigos nessa decisão;
  • Escolha uma atividade física de sua preferência para praticar. Os exercícios aliviam o estresse e ajudam o corpo a se recuperar dos danos causados pelo cigarro;
  • Sempre que a ansiedade e a vontade de fumar voltarem, respire fundo por cerca de 5 minutos;
  • Encontre alguém que também queira parar de fumar e ajudem um ao outro, com palavras positivas e desabafos.

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!