Programação especial marca início de semestre da Faculdade Florence

O evento on-line e presencial teve o objetivo de acolher os novos alunos da Instituição
Graduação | 30/08/2021

Para iniciar a jornada acadêmica dos discentes, a Faculdade Florence realizou uma acolhida on-line e presencial organizada especialmente para que os alunos da Instituição conhecessem o modelo de ensino e recebessem as boas-vindas da Diretoria Acadêmica e Coordenações dos Cursos. A atividade foi transmitida via YouTube e aconteceu pela manhã e à noite, para as turmas matutinas e noturnas.

Durante a programação da acolhida, houve as boas-vindas do Diretor Acadêmico Thales de Andrade, seguida de uma introdução geral do semestre, em que o professor Thales aproveitou para destacar os diferenciais da Faculdade Florence. “As nossas aulas e disciplinas são pensadas após muitas conversas com as coordenações, direção e professores. Então tudo é feito e direcionado para dar a melhor experiência de ensino para vocês, nossos alunos”, contou o Diretor Acadêmico Thales de Andrade.

Logo depois desse momento, os alunos foram direcionados para salas isoladas no Google Meet com as coordenações dos seus cursos, para tirar duas dúvidas e ter as instruções necessárias para o início das aulas, como a organização metodológica da graduação, treinamento dos sistemas AVA e Canal do Aluno, além de orientações a respeito das medidas de biossegurança contra a Covid-19 adotadas nas aulas presenciais da Instituição.

No segundo dia de evento, contou-se com a participação on-line da Presidente do Conselho Diretivo, profa. Rita Ivana Barbosa Gomes, que ressaltou a importância do conhecimento e o quando a Instituição valoriza e se compromete com o ensino aos alunos da Florence. “Hoje, o que é mais precioso no mundo é o conhecimento, todas as pessoas se rendem ao conhecimento. O que perdura, o que transforma, o que faz a diferença é o conhecimento. Ele deve estar pautado no compromisso em melhorar a vida das pessoas em qualquer área de formação. Uma das coisas mais importantes que temos que ter quando escolhemos uma área é a vocação, o compromisso, a compaixão e o amor. Foi assim que a Florence cresceu e se tornou de uma pequena casa no Centro Histórico em uma Faculdade e uma escola onde a repercussão do seu trabalho vai muito além do que imaginamos”, afirmou.

Logo em seguida, o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, abordou o tema “O retorno às atividades e o enfrentamento da pandemia: esperança para recomeçar”. “Eu sei a importância desse momento que vocês estão passando. Que vocês possam absorver essa experiência, encarar esse momento como fundamental para a formação de vocês, seja no estágio ou no dia a dia, em todos os cursos, para que tenhamos sucesso naquilo que planejamos”, aconselhou.

À noite, a palestra foi com o prof. Henrique Bueno com o tema: “Sucesso e felicidade: o que vem primeiro?”. “Em algum momento da vida entramos no jogo chamado: ‘o grande jogo da vida’, no qual não sabemos o que estamos jogando, a gente não conhece mais as regras, geralmente estamos no piloto automático e só sabemos que queremos chegar em algum lugar. Muitos de nós passamos a vida correndo atrás desse lugar ilusório e esquecemos de viver a nossa vida e ir atrás do que realmente importa, que é sermos felizes”, contou.

Programação presencial

Entre os dias 18, 19 e 20 aconteceram dinâmicas de acolhida específicas conduzidas pelas coordenações dos cursos e dos laboratórios nos espaços da Instituição. Dentre elas, a apresentação das ligas e atlética do curso de Odontologia, apresentação dos setores como o Núcleo de Carreiras e Empregabilidade (NCE) e Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes (NUPAD), Palestra sobre o “Papel do Conselho Regional de Medicina Veterinária na formação do médico veterinário e ética profissional”, do curso de Veterinária, com a apresentação do filme “Soul”. Marcando o início da disciplina Anatomia para os alunos de Farmácia, o professor Fabrício Drummond proporcionou, no pátio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), momentos de descontração, alongamento e relaxamento aos discentes. Na ocasião, o docente comentou a respeito da importância das atividades físicas para saúde no atual contexto da pandemia.