Professor da Florence é convidado a ser consultor ad hoc da FAPEMA

O convite é um reconhecimento importante para a trajetória acadêmica de um professor...
Biomedicina | 01/09/2021

Prof. Dr. Alberto Lopes, docente do curso de Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária e da Odontologia da Faculdade Florence, foi convidado para ser consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O consultor ad hoc é aquele profissional convidado para ser parecerista de projetos submetidos a editais públicos devido aos seus méritos acadêmicos para contribuir com o avanço da ciência.

Para atuar como consultor ad hoc, o professor da Florence recebeu o convite para avaliar o relatório final de um aluno de pós-graduação que recebeu da FAPEMA uma bolsa para realizar um estágio internacional.

“Como consultor, meu objetivo é avaliar a qualidade técnica do trabalho (projeto ou relatório), se os resultados apresentados no relatório estão condizentes com o que havia sido proposto no projeto, quais objetivos foram alcançados e avaliar o impacto e/ou retorno científico-tecnológico para o Maranhão”, explicou o prof. Alberto Lopes, acrescentando que é através da avaliação do consultor que os órgãos de fomento definem quais projetos serão financiados com recursos públicos para serem executados.

Para o docente, esse convite é um reconhecimento muito importante da sua trajetória profissional, pois considera o currículo Lattes e a produção do consultor na área do edital. “Essa também vai ser uma oportunidade de testar a competência profissional do consultor. Junto às orientações, participações em bancas, projetos de pesquisa e publicação de artigos científicos, é mais uma forma que temos de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”, completou.

Alberto Lopes é mestre e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na área de Bioinformática Estrutural, Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, desenvolvendo pesquisas utilizando ferramentas de bioinformática (modelagem e docagem molecular, simulações por dinâmica molecular, ADMET) para identificação e seleção de produtos naturais para tratamento de dor e inflamação, bem como para controle de parasitos e micro-organismos.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 10 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como as bolsas de mérito acadêmico oferecidas pela instituição.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.2!