Setembro Amarelo: Florence reforça necessidade do cuidado com a saúde mental

Campanha alerta para o suicídio, questão de saúde pública responsável pela morte de cerca de...
Institucional | 01/09/2021

A necessidade do cuidado com o bem-estar e a saúde mental é destacada no Brasil pela campanha Setembro Amarelo e reforçada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado no dia 10 deste mês. Apesar de já ter deixado de ser um tabu, o suicídio é um tema que ainda enfrenta grandes dificuldades, sobretudo na identificação de sinais, oferta e busca de ajuda, por conta dos preconceitos e da falta de informação.

Tendo em vista esse cenário desafiador, a iniciativa do “Setembro Amarelo” visa conscientizar a sociedade para a prevenção do suicídio, uma questão de saúde pública responsável pela morte de cerca de 800 mil pessoas por ano em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma morte por suicídio é registrada a cada 40 segundos.

De acordo com a psicopedagoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes (NUPAD) da Florence, Giovana Pacheco, o suicídio em jovens aumentou em todo o mundo nas últimas décadas e no Brasil não foi diferente. No país, o suicídio representa a terceira principal causa morte nessa faixa etária. “Os comportamentos suicidas entre jovens e adolescentes envolve motivações complexas, incluindo abuso de substâncias, depressão, problemas emocionais, familiares, sociais, transtornos psiquiátricos, rejeição familiar, abusos físicos e emocionais na infância”, alertou, acrescentando que o NUPAD tem o papel de realizar a escuta dos discentes da Florence, para ajudá-los quando necessário.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes da Florence

O atendimento no NUPAD acontece de modo on-line ou presencial.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes da Florence (NUPAD) oferece suporte e aconselhamento para o bem-estar dos alunos, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

O atendimento no NUPAD acontece de modo on-line pelo Google Meet e pessoalmente quando necessário. As conversas devem ser agendadas e solicitadas através de preenchimento de Fichas de Atendimento, são elas:

• Ficha de Solicitação do Discente – documento no qual os alunos podem solicitar atendimento ao NUPAD. Clique aqui para baixar!
  • Ficha de Encaminhamento do Aluno – documento preenchido pelos professores para fazer encaminhamento de casos que supostamente podem ser orientados pelo NUPAD. Clique aqui para baixar!

A ficha deverá ser encaminhada para [email protected] para análise, depois disso será feito o agendamento da consulta.

Locais para comunidade de auxílio a saúde mental

O Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Ministério da Saúde, presta serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio, disponibilizando uma rede de voluntários treinados para o atendimento de todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento ocorre todos os dias e sob total sigilo, sendo realizado por telefone, e-mail ou chat 24 horas. A ligação para o CVV pode ser feita por meio do número 188, de forma gratuita e a partir de qualquer linha telefônica fixa ou do celular.

É possível, também, buscar ajuda nas instituições de saúde como em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Emergência SAMU 192, prontos-socorros e hospitais.

Falar é a melhor solução. Lembre-se: você não está sozinho!

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 10 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens, como as bolsas de mérito acadêmico oferecidas pela instituição.

Inscreva-se agora!