Conheça as ligas acadêmicas de Odontologia da Faculdade Florence 

Conheça as ligas acadêmicas de Odontologia da Faculdade Florence 

Veja como participar!
Odontologia | 02/09/2021
Compartilhe :

Você já ouviu falar sobre as Ligas Acadêmicas de Odontologia da Faculdade Florence? Elas são associações de estudantes do curso, sem fins lucrativos, formadas e coordenadas pelos discentes com a supervisão de seus tutores, com o objetivo de aprofundamento dos estudos em determinados temas, sempre tendo em vista as demandas da população e da comunidade acadêmica.

As Ligas visam cumprir três objetivos: ensino, pesquisa e extensão de forma integrada. Além disso, realizam eventos como palestras, seminários, discussões de textos, projetos voltados para o atendimento a pacientes, ações sociais, buscando parcerias que visam à melhoria da sua formação acadêmica.

Elas são uma ótima alternativa para os discentes que buscam um diferencial na sua preparação profissional. O curso de Odontologia da Florence conta atualmente com cinto ligas acadêmicas. Conheça cada uma delas a seguir!

Liga Acadêmica de Periodontia (LAPE) 

“Ao entrar na LAPE, o ligante tem como objetivo aprender sobre a periodontia, ensinar o que aprendeu e vivenciar a especialidade no dia a dia clínico da faculdade. Além disso, promovemos jornadas, congressos, hands on, minicursos e diversas atividades que propiciam a disseminação de conhecimento entre os ligantes e os demais alunos da faculdade”, explicou o discente Matheus Frota, presidente da LAPE.

O aluno de Odontologia tem acesso à LAPE por meio de um processo seletivo feito a cada semestre para discentes que já passaram pela disciplina de Periodontia I, a seleção tem uma prova teórica (1ª fase) e a entrevista (2ª fase). Também existem vagas para aspirantes (alunos do 1º, 2º e 3º período) que possuem interesse em fazer parte da liga, mas ainda não passaram pela cadeira pré-requisito. Para saber mais sobre a liga e o processo seletivo acompanhe o Instagram @lapeifes.

Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (LABUCO) 

“O objetivo maior da LABUCO é agregar conhecimento de toda forma possível para os nossos discentes e aprimorar ainda mais sua criatividade, desenvoltura e sabedoria enquanto profissional da saúde, por isso compartilhamos conteúdo teórico e prático para serem profissionais humanizados para lidar com a área de cirurgia”, ressaltou a estudante Viviane Coelho, presidenta da LABUCO.

Para participar da seleção da LABUCO, os membros da liga disponibilizam um link de inscrições por meio do Instagram @labucoifes, depois o aluno passa por uma entrevista com o professor coordenador, presidente e a vice-presidente da liga. São pré-requisitos da seleção a aprovação nas disciplinas de Cirurgia I, Anatomia Cabeça e Pescoço, Terapêutica e Anestesiologia.

Os ligantes têm acesso a diversas atividades promovidas pela liga, dentre elas: aulas extras, hands on, observação de cirurgias extraclasse e eventos acadêmicos. Além disso, a LABUCO tem o projeto “Adote Um Aluno”, no qual os estudantes do 1º ao 4º período poderão ingressar para a liga como um “aspirante” e terão acesso às palestras e eventos com o intuito de despertar ainda mais o interesse neles pela cirurgia.

Apesar de ser uma liga acadêmica da Faculdade Florence, todo aluno de qualquer instituição de ensino pode ter acesso aos conteúdos da LABUCO através do Instagram @labucoifes. “Queremos desmitificar e agregar conhecimento na vida de todos aqueles que se interessarem pela área de cirurgia”, disse a estudante Viviane Coelho; 

Liga Acadêmica de Estética de Reabilitação Oral (LERO) 

“Por meio de diversas atividades, o ligante trabalha suas habilidades sociais, teóricas e práticas relacionadas à estética e à reabilitação oral de forma interdisciplinar. Os membros são estimulados a produzir projetos de pesquisa e casos clínicos voltados à população local”, explicou a docente Maria das Graças Santos, presidenta da LERO.

Desenvolver relatos de casos referentes à Reabilitação Oral e Estética; promover atividades educativas, preventivas e assistenciais na comunidade; estender o conhecimento de sua área de atuação aos demais estudantes de outras áreas não associados à LERO por meio cursos, palestras, simpósios e jornadas são vivências garantidas na liga.

Em todos os semestres, a LERO tem um processo seletivo para novos ligantes. O edital é divulgado no Instagram @leroifes.

Liga Acadêmica de Neurociências (LANEURO) 

A LANEURO é uma liga multidisciplinar que abrange os cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Podem participar tanto os alunos de Odonto, como de qualquer outra formação da saúde. O processo seletivo é feito por meio de um teste para avaliar conhecimento acadêmico e criatividade do estudante. A seleção é anunciada no Instagram @laneuro.florence.

“A liga é dividida em comissões como secretaria, eventos, assuntos acadêmicos, pesquisa e extensão, entre outras, onde cada uma tem sua responsabilidade para com a liga. Os discentes também recebem conhecimentos por palestras e são motivados a produzir estudos sobre os cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição de forma leve, agradável e até divertida. Além disso, todos os ligantes têm seus certificados da liga para compor sua carga horária e seu currículo”, comentou o aluno Klenilson Cleiton, presidente da LANEURO.

Liga Acadêmica de Ciência e Inovação (LACIN)

O Ensino Superior gira em torno de três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Pensando nisso, os alunos de Odontologia também criaram a LACIN, com o objetivo de promover e realizar, através dos seus ligantes, pesquisa, produção científica e publicações, bem como a produção de bens, materiais e tecnologias destinadas a suplantar desigualdades e/ou problemas que afetam nossa sociedade com foco nas ciências biológicas e médicas.

“A liga tem o objetivo de participar ativamente da realização de formações voltadas à pesquisa, à produção e à escrita científica, bem como na área de inovação, de seus ligantes e demais acadêmicos da Florence. Dessa forma, florescemos como base para as demais ligas e para o desenvolvimento científico dos discentes na instituição”, explicou Pedro Mateus da Silva, presidente da LACIN.

O edital do processo seletivo para participar da liga é divulgado no Instagram @lacinflorence.

 

Estude Odontologia na Florence  

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de bolsas de 60%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. A graduação apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2. Inscreva-se agora mesmo! 

*Confira todas as regras no edital.

Notícias Relacionadas