7 de setembro: Dia da Independência do Brasil

A data relembra um importante marco na história do país
Datas Comemorativas | 07/09/2021

O Dia da Independência do Brasil ou Dia da Pátria relembra um importante marco na história do país: a emancipação brasileira do reino de Portugal. Por essa razão, a data tornou-se um feriado nacional. A independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando, Dom Pedro proclamou a independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Essa ocasião ficou conhecida como “Grito do Ipiranga”.

O grito do Ipiranga

A famosa frase: “Independência ou Morte” foi dita por D. Pedro quando estava próximo ao riacho Ipiranga. Por isso, a expressão também é conhecida como “O grito do Ipiranga”, que foi declamada no dia 7 de setembro de 1822.

Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino, exigindo que nenhuma lei entrasse em vigor sem sua aprovação.

Durante uma viagem para São Paulo e Minas Gerais, na tentativa de acalmar os ânimos da sociedade abalada com os últimos acontecimentos, o príncipe regente recebeu um documento da corte de Lisboa informando sobre a anulação da Assembleia Constituinte. Tal fato fez com que D. Pedro retornasse a Portugal e anunciasse o fim dos laços e influências portuguesas sobre o Brasil. Então, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro pôs fim a era Brasil Colônia e declarou a Independência do Brasil.

Importância da data

O dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria. A data marca uma história de dominação e controle de uma nação, que por fim ganhou sua independência. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história.

O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos adiante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer da nossa nação uma nação consciente e inspiradora.

Nós da Faculdade Florence garantimos uma educação por meio da qual as novas gerações preservarão nossa liberdade e entenderão como tornar o país cada vez mais igualitário, justo e livre. Desejamos que todos nossos alunos, educadores, funcionários e parceiros que tenham um ótimo 7 de setembro e que comemorem esse feriado nacional, que é motivo de orgulho para nós, brasileiros.