Florence parabeniza São Luís pelos seus 409 anos

Florence parabeniza São Luís pelos seus 409 anos

Conheça as peculiaridades da cidade que é o berço da Instituição
Institucional | 07/09/2021
Compartilhe :

Neste dia 8 de setembro de 2021, a cidade de São Luís, capital do Maranhão, completa seus 409 anos. E nesta data especial, a Faculdade Florence presta sua homenagem a este município, berço da instituição que transforma a vida profissional da população do Maranhão

Situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo a influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Além disso, tem uma diversidade intrínseca aos seus costumes, seja em ritmos, seja em sabores, a cidade possui reflexos da mistura cultural dos povos formadores de sua identidade. 

A fundação oficial da cidade data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, instalando o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade. Atualmente, com uma população estimada de 1.108.975 pessoas (2020), a capital do Estado é o município mais populoso do Maranhão e o quarto da Região Nordeste.

Prof. Anderson Lindoso, docente da Florence e Secretário de Estado da Cultura.

Prof. Anderson Lindoso, docente da Florence e Secretário de Estado da Cultura.

O professor Anderson Lindoso, docente da Florence e Secretário de Estado da Cultura, comenta que São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses, mas logo foi incorporada ao domínio português e guarda como relíquia dessa formação histórica um extenso conjunto arquitetônico preservado, com cerca de 4 mil imóveis tombados, fator que garantiu à capital maranhense o título de Patrimônio Cultural Mundial.

Ele acrescenta que a diversidade cultural é outra peculiaridade da cidade, expressa em manifestações como o Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, Blocos Tradicionais, entre outros.  “Aqui a música reggae também tem espaço reservado no coração do ludovicense. Além de ser conhecida como a ‘Jamaica Brasileira’, São Luís abriga o Museu do Reggae. Implantado pelo governador Flávio Dino, esse é o único museu fora da Jamaica dedicado ao gênero musical. A nossa capital também chama atenção de visitantes de todo o mundo pelos seus 32km de praias e pela genuína culinária, marcada por pratos como o arroz de cuxá e a torta de camarão”, ressaltou.

O professor Anderson Lindoso finaliza dizendo que, atualmente, o setor mais forte da economia local é o de serviços, com destaque para o turismo. “São dezenas de cartões-postais, como a Praia de São Marcos, o Palácio dos Leões, o Teatro Arthur Azevedo, dentre tantos outros”, comenta e completa dizendo que “o povo ludovicense é alegre, receptivo, criativo e trabalhador”.

Outras características únicas de São Luís

  • Ela está entre as três capitais de estados brasileiros  que ficam em uma ilha, ela se chamada Upaon-Açu e também abriga os municípios Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
  • Possui uma das maiores variações de maré do mundo, a cada (quase) 12h um ciclo de maré ocorre em São Luís. A variação média é entre 5 e 6 metros.
  • São Luís é conhecida como Cidade dos Azulejos, um museu a céu aberto. Já foram identificados mais de 312 tipos diferentes de ladrilhos e azulejos oriundos principalmente de Portugal, França e Holanda. No total são em torno de 430 casarões e prédios possuem a fachada azulejada.

Os bairros da cidade também tem curiosidades, dentre elas:

  • O bairro Liberdade é considerado o quilombo urbano do Maranhão. 
  • O bairro Camboa era uma aldeia indígena e teve esta denominação em face dos índios usarem uma técnica de pesca chamada gamboa
  • a Vila Passos era um cemitério destinado ao sepultamento de pessoas indigentes e pobres que não dispunham de recursos para um enterro de grandes pompas. 

Florence e São Luís: uma história que se mistura

A instituição, localizada na Rua Rio Branco, centro histórico da cidade, é uma das construções tombadas pelo governo estadual e que preserva anos de história, sendo símbolo de resistência cultural e contribuindo para a urbanização e valorização do seu patrimônio. O prédio conhecido por todos como “Núcleo de Práticas Jurídicas”, onde funciona o curso de Direito e antes sediou o Colégio das Irmãs Capuchinhas, foi o berço do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Florence significa para São Luís uma maneira de manifestar gratidão por tudo que foi conquistado, oferecendo o que há de melhor em termos educacionais, respeitando e valorizando a cultura local, fazendo parte da história da cidade e transformando a vida dos cidadãos ludovicenses.

Já foram entregues ao mercado de trabalho mais de 20 mil profissionais formados pela Faculdade e pelo instituto Florence, para contribuir com uma prestação de serviços de qualidade, gerando valor e agindo com cidadania, sensibilidade e respeito. “Profissionais competentes, que transformam os locais por onde passam, valorizam a cidade e influenciam na qualidade de vida das pessoas com quem convivem”, ressaltou a professora Rita Ivana.

Desde 1997, o centro histórico de São Luís foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A opção por instalar a Florence ali aconteceu porque, além de ser uma localização privilegiada, sempre foi um lugar de muita efervescência cultural, intelectual e econômica, sendo um lugar estratégico para a cidade. A presença da Florence também ajuda a manter viva a história local.

São 409 anos de São Luís e 21 anos de Florence, que se entrelaçam e se complementam. São Luís representa para Florence a oportunidade de se reinventar e progredir. E a Florence significa para São Luís uma maneira de manifestar gratidão por tudo que foi conquistado, oferecendo o que há de melhor em termos educacionais, respeitando e valorizando a cultura local, fazendo parte da história da cidade e transformando a vida dos cidadãos ludovicenses.

São Luís 409 anos: cada um tem um pedaço dessa história.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como as bolsas de mérito acadêmico oferecidas pela instituição.

Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas