8 de setembro: Dia Mundial da Fisioterapia marca importância da área

8 de setembro: Dia Mundial da Fisioterapia marca importância da área

O dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia
Fisioterapia | 08/09/2021
Compartilhe :

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de setembro, que corresponde à data da fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT), no ano de 1951. O dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia e é uma excelente oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo demonstrarem o valor da profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional.

Sobre os Fisioterapeutas

O profissional da Fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas.

As ações do fisioterapeuta são fundamentadas em mecanismos terapêuticos próprios adquiridos pelo estudo das ciências biológicas, morfológicas, fisiológicas, da bioquímica, de biofísica, da biomecânica, da cinesiologia, da sinergia funcional, das patologias de órgãos e sistemas, bem como das disciplinas comportamentais e sociais. Sua formação acadêmica superior o capacita para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e nas áreas educacionais administrativas e de pesquisas cientificas.

No processo fisioterapêutico, esse profissional está habilitado a realizar o diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, desenvolvendo competências e habilidades inerentes ao seu perfil profissional com responsabilidade, ética e autonomia.

Tema do ano

Todos os anos, o Dia Mundial da Fisioterapia é comemorado com um novo tema. O foco do Dia Mundial da Fisioterapia deste ano é COVID Longa e reabilitação e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas por esta condição. Desde que a pandemia começou em todo o mundo, os profissionais da área da Fisioterapia têm sido cada vez mais necessários para atuar com os pacientes de covid-19. Se a atuação do fisioterapeuta durante a internação hospitalar do paciente acometido pelo Coronavírus é indispensável, após a volta para casa ela é ainda mais necessária. Nesta fase de retorno, é necessário seguir rigorosamente com os exercícios fisioterapêuticos em casa, a fim de devolver a qualidade de vida do paciente e possibilitar a retomada de sua rotina diária.

Estude Fisioterapia na Florence!

Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo aqui.

*Consulte condições no edital!

Notícias Relacionadas