Dia do Médico Veterinário: saiba a importância do reconhecimento desse profissional

Dia do Médico Veterinário: saiba a importância do reconhecimento desse profissional

9 de setembro é dia de celebrar os profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais
Graduação | 09/09/2021
Compartilhe :

O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro. Esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais. Os veterinários cuidam tanto de bichinhos de estimação, como gatos e cães, quanto dos animais selvagens, como leões e onças. Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário auxilia na preservação na saúde da população.

Funções prioritárias

Luís Gustavo Matias, professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence

Embora seja comum associarmos o papel do médico veterinário às consultas de rotina dos bichinhos de estimação, o escopo de trabalho desse profissional é bem mais amplo. O professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence Luís Gustavo Matias explica que o médico veterinário possui diversas áreas de atuação. “Este profissional pode atual desde a área de saúde animal até a saúde pública, com enfoque na saúde humana. Tal diversidade de atuação confere ao médico veterinário uma ampla responsabilidade profissional para com toda a sociedade”, explica.

Além das clínicas e consultórios para cuidar dos animais domésticos, os veterinários atuam fortemente na vigilância sanitária, na produção e inspeção de insumos alimentícios para animais e em laboratórios de pesquisa científica no ramo.

A Medicina Veterinária relaciona-se, ainda, com as indústrias de alimentos que utilizam animais como matéria-prima, as quais necessitam de um veterinário em seu quadro de funcionários para supervisionar a cadeia produtiva. Nesse ramo, o profissional fica responsável pela higiene e pelo controle de saúde das espécies.

“A Medicina Veterinária é uma área muito dinâmica, pois existe um leque enorme de áreas de atuação do médico veterinário que vai desde a produção animal à medicina propriamente dita de várias espécies de animais e até a saúde pública, na prevenção de zoonoses e agravos aos humanos. Ao passar dos anos, com a sofisticação de pesquisas, vêm surgindo novas áreas de atuação e especialidades dentro da Medicina Veterinária”, comenta o professor Luís Gustavo.

O professor ainda conta que a profissão ainda possui muitas barreiras a serem enfrentadas. “O que falta para a profissão é a desmistificação do papel do médico veterinário perante a sociedade. Mudar a visão de que não somos apenas o médico do cachorro e do gato, mas que temos uma ampla área e atuação, que contempla desde a saúde animal até a saúde pública” conta.

Origem do dia do Veterinário

A data é comemorada neste dia porque foi exatamente nessa data, no ano de 1933, que foi assinado o decreto que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.

Os cursos de Medicina Veterinária já existiam desde 1910, no entanto a sua oficialização aconteceu apenas em 9 de setembro de 1933. Por essa razão esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais.

Homenagem ao Dia do Médico Veterinário

O professor Luís Gustavo conta que a data é uma forma de reconhecimento da importância da profissão. “Este é um marco histórico para o ensino da Medicina Veterinária no país. É importante comemorar essa data, pois o médico veterinário sempre tem o desafio de buscar atualização constante e atuar em equipes multidisciplinares visando o bem-estar animal e a saúde humana”, finaliza.

Neste dia, a Faculdade Florence homenageia o carinho, a dedicação e o empenho dos veterinários pelo cuidado ofertado aos animais, ao meio ambiente e a toda a população. Contamos com uma instituição de ensino renomada e que dispõe de um corpo docente devidamente preparado para formar profissionais com as competências valorizadas pelo mercado.

Somente com uma boa vivência acadêmica, os especialistas em Medicina Veterinária estarão capacitados para atuar em diversos setores da sociedade, defendendo a causa animal e promovendo mais saúde e qualidade de vida tanto para os bichos quanto para o ser humano.

Notícias Relacionadas