Dia Internacional das Línguas de Sinais: entenda a importância da data

O intérprete de libras da Florence destaca importância do uso das línguas de sinais
Datas Comemorativas | 23/09/2021

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data foi criada em comemoração à criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países que luta pelos direitos dos surdos e pela promoção do conhecimento e uso das línguas de sinais.

Tradutor/intérprete de libras da Florence, Renan Pires.

Tradutor/intérprete de libras da Faculdade Florence, Renan Pires.

O tradutor/intérprete de libras da Faculdade Florence, Renan Pires, destaca que a inclusão da língua de sinais garante acesso à informação e à comunicação. “A língua de sinais proporciona a empatia às diferenças, a interação com pessoas com e sem deficiência, combate a segregação social, viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços, aumenta a tolerância, auxilia a convivência em sociedade, derruba barreiras atitudinais e possibilita ao sujeito surdo comunicar-se e ser entendido sem a dependência de um intermediador linguístico”, comentou.

A Faculdade Florence reconhece a importância da data e dos serviços das línguas de sinais, propondo a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade, não somente no mês de setembro.

Por isso, através do tradutor/intérprete de libras da Instituição, Renan Pires, que tem dentre as suas funções a intermediação linguística do conhecimento na relação professor-aluno e comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da libras para a língua oral e vice-versa, garante o direito de acesso à comunicação, à informação, à educação e à inclusão sem barreiras linguísticas aos surdos que escolheram o ensino de excelência Florence.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como bolsas de mérito acadêmico.

Inscreva-se agora!