Setembro verde: campanha lembra a importância da doação de órgãos

A campanha é realizada para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos
Enfermagem | 27/09/2021

Ato de amor ao próximo e que pode salvar vidas, a doação de órgãos é, para muitos que aguardam na fila de espera, a única chance de recomeço. E, para chamar a atenção de todos para essa causa, é realizada neste mês a campanha “Setembro Verde”, que tem como mote a conscientização e esclarecimento do público geral acerca do tema.

A campanha é realizada todos os anos para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que ocorre em 27 de setembro. A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação. O Brasil, em especial, tem o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 90% dos transplantes no país são realizados pelo Sistema Único de Saúde.

Como ser doador

A professora Sandra Regina, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, explica que é importante comunicar ao familiar sobre o desejo de doação porque uma das principais causas da não efetivação se dá pela negativa familiar. “No Brasil, para ser doador, basta informar a família. Não precisa deixar registrado em nenhum lugar. Em nossa legislação, quem autoriza a doação é a família, por isso é necessário informá-la sobre o desejo de doar. Essa atitude sensibiliza o parente a autorizar a doação”, diz.

Quando a morte cerebral acontece, há perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar. O indivíduo pode ser um potencial doador de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas entre outros órgãos e tecidos. Os órgãos são retirados e utilizados para transplante. Ou seja, um único doador pode salvar cerca de oito vidas.

Também é possível ser doador em vida, sem comprometer a saúde. Nesses casos, a pessoa doa tecidos, rim e medula óssea. Ocasionalmente, também é possível doar parte do fígado ou do pulmão.

Dados

Atualmente, 984 pessoas estão na fila de espera aguardando por um transplante de órgão no Maranhão. Em 2015, foram registrados 18 doadores; em 2016, foram 16; 2017 e 2018 registraram 14 doadores; em 2019 foram registrados 10 doadores; e em 2020, apenas sete. Com a pandemia da Covid-19, o número de transplantes diminuiu. Em 2019, foram registrados 25 transplantes de rim, 3 de fígado, 200 de córnea e 2 de tecidos ósseos. Já em 2020, foram 11 transplantes de rim, 2 de fígado, 162 de córnea e seis de tecidos ósseos.

A professora Sandra Regina comenta que a campanha é importante para sensibilizar a população para a doação de órgãos. “O transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. O principal objetivo do ‘Setembro Verde’ é esclarecer e incentivar as pessoas a manifestarem para seus familiares a intenção de ser doador”, finaliza.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!