Liga acadêmica da UFMA realiza atividades com alunos do curso de Enfermagem da Florence

A atividade fez parte da disciplina de Urgência e Emergência
Enfermagem | 01/10/2021

A Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esteve presente na Faculdade Florence no dia 24 de setembro para a realização de atividades com os alunos do 6º período do curso de Enfermagem. A atividade fez parte da disciplina de Urgência e Emergência, ministrada pela professora Rosana Martins Coutinho. Na oportunidade, os estudantes compartilharam seus conhecimentos sobre os procedimentos em situações de emergência e como evitar queimaduras, acidentes automobilísticos e outros.

A professora Rosana Martins Coutinho comenta que esse é apenas o começo de uma série de atividades que serão realizadas na disciplina. “Durante a organização da disciplina de Urgência e Emergência, eu tive a ideia de trazer algo bem dinâmico para a turma, incluindo atividades práticas nas quais os alunos iriam aprender RCP, cuidado com queimaduras, engasgos e como lidar com pacientes em situações de urgência e emergência. Nesse primeiro momento tivemos a presença da liga de trauma. São alunos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão que compõem essa liga que trouxeram para nós toda a parte teórica, bem como a parte da prática. Os alunos estão treinando engasgos em adultos e crianças e a parada cardiorrespiratória. Próximo mês iremos para o SAMU, oportunidade na qual os alunos também terão esse contato com os profissionais e serão treinados. Já no mês de novembro iremos para a praia treinar afogamento”, explicou.

A docente ainda ressaltou a importância dessas ações. “Nossos alunos estão adquirindo esse treino por meio da prática e isso vai fazer com que eles se tornem profissionais mais capacitados. Agora, quando eles estiverem em uma situação em que presenciarem uma parada cardíaca, eles não ficarão mais perdidos, sem saber o que fazer. Eles vão saber de fato como atuar na prática. Esse entrosamento com a liga traz o fortalecimento do aprendizado. Com essa junção, podemos ter bom proveito e frutos no final”, finalizou.

Elias, estudante do curso de Medicina da UFMA e integrante da LATE comentou a respeito da importância de repassar o conhecimento para outros estudantes. “A gente ensina às pessoas e essas mesmas pessoas podem propagar o conhecimento que aprenderam, criando assim uma cadeia de conhecimento do bem, que salva vidas. Nós damos aula sobre alguns temas de emergência e ensinamos, na teoria e prática, a reconhecer, tratar e reagir da melhor forma possível em situações de engasgo, queimaduras, traumas, no intuito de salvar vidas”, comentou.

Katiane Leite, aluna do 6º período do curso de Enfermagem, esteve presente na aula prática realizada pela LATE e comenta que foi de grande valia o aprendizado adquirido. “Foi uma manhã proveitosa na qual tivemos muito aprendizado referente à importância de estarmos aptos a saber lidar com determinadas situações de urgência. Com certeza vamos levar para a vida e, principalmente, para a nossa profissão”, conta.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!