No Dia Mundial do Sorriso, professora da Florence ensina os cuidados para manter a saúde bucal

Dia Mundial do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feira do mês de outubro
Graduação | 01/10/2021

O Dia do Sorriso é comemorado mundialmente na primeira sexta-feira do mês de outubro. A data celebra os grandes benefícios que esse simples gesto pode proporcionar. O sorriso ajuda a reduzir a ansiedade, aliviar a tensão e o estresse, reforça o sistema imunológico, auxilia no bom funcionamento do sistema cardíaco e contribui, ainda, para a criação de laços com outras pessoas.

Além disso, um sorriso bonito melhora a autoestima e exerce um forte impacto na autoconfiança das pessoas, podendo ajudar a abrir muitas portas. Por isso, cuidar da aparência e da saúde dos dentes é algo essencial.

Conforme a professora Flávia Fernanda Dominici, do curso de Odontologia da Faculdade Florence, o cuidado com a saúde bucal é a peça-chave para a manutenção de um sorriso bonito e saudável. A docente alerta que as condições que podem prejudicar os dentes vão desde fatores intrínsecos, como a infecção por cárie, fatores extrínsecos, como maus hábitos, até fatores emocionais.

Professora Flávia Fernanda Dominici

“Alguns hábitos do dia-a-dia podem prejudicar a saúde dos dentes, como morder a tampa de caneta, beber café em excesso, beber refrigerante em demasia, além de balas e doces por conter muito açúcar. Não escovar os dentes, não usar fio dental em sua rotina diária. Devemos evitar alimentos ácidos, que possuem ação erosiva sobre os tecidos dentais. Evitar o fumo, também, que não só pigmenta os dentes como interfere na saúde geral do indivíduo. É importante, ainda, que as pessoas entendam que a saúde e a integridade dos seus dentes estão ligadas não só à cárie, que está cada vez menos prevalente mesmo, mas sim a fatores emocionais, hábitos deletérios e ingestão de alimentos ácidos”, frisa a docente.

A professora Flávia Fernanda Dominici comenta que a saúde bucal deve estar em equilíbrio com a saúde no geral. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde bucal é importantíssima porque se deixada de lado, fungos e bactérias e outros microrganismos podem se proliferar e atingir outros órgãos do corpo prejudicando diversas funções, além de trazer doenças mais sérias. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”, explicou a docente.

A professora ainda comenta que incluir ações simples na rotina é fundamental para se manter a saúde bucal em dia. Confira abaixo medidas de prevenção de problemas bucais:

• Fazer a escovação adequada após as refeições e o uso do fio dental;
  • Escovar a língua diariamente;
  • Evitar o consumo excessivo de açúcares;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.

Clínica-Escola Odontológica da Faculdade Florence

Na Clínica-Escola de Odontologia da Instituição milhares de sorrisos são transformados todos os anos. Na clínica, a população ludovicense tem acesso a diversos serviços odontológicos. Os atendimentos são realizados pelos estudantes da Instituição, que podem vivenciar na prática a área de atuação, sob a orientação de renomados professores.

No local, são oferecidos serviços de triagem, restaurações, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva e limpeza), cirurgias, próteses, atendimento a crianças e a pacientes com necessidades especiais.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de bolsas de mérito acadêmico*.

curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. A graduação apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira todas as regras no edital.