Dia dos Animais: docente comenta sobre a importância do cuidado com as espécies

A data faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais
Datas Comemorativas | 04/10/2021

O dia 4 de outubro celebra uma data muito importante: o Dia Mundial dos Animais. A data tem como objetivo conscientizar a população acerca do cuidado e do respeito com os animais, bem como incentivar a criação de leis que atuem na proteção deles. A escolha do dia 4 de outubro faz alusão a São Francisco de Assis, conhecido por ser o protetor dos animais.

Professora Anali Linhares Lima, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Florence.

“Precisamos viver o equilíbrio entre homem, animal e meio ambiente. Essa data mostra a importância dos cuidados com os animais, um movimento de proteção que envolve o combate ao tráfico ilegal de animas silvestres, caçadas ilegais e maus tratos. Além disso, a data almeja sensibilizar a população sobre a vulnerabilidade de cada espécie”, comentou a professora Anali Linhares Lima, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence.

Vale ressaltar que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), em 15 de outubro de 1978. O primeiro desses direitos é o de existir e ser respeitado. Para ajudar a defender esses direitos, existem várias associações de defesa dos animais. No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais proíbe e atribui penas a quem praticar ato de abuso ou maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Cuidados com seu pet

Não são apenas os animais selvagens que precisam de atenção. Os animais domésticos também precisam de cuidados. Nesse Dia dos Animais, aprenda algumas dicas para ajudar a manter a saúde do seu pet:

1. ALIMENTAÇÃO – Boa parte da saúde dos pets vem da escolha da ração correta, por isso, escolha o alimento do seu animal com atenção. Se estiver com dúvidas, consulte um veterinário sobre o tipo mais adequado de ração para seu pet;
  2. HIGIENE – Os cuidados com a higiene são essenciais para a manutenção da saúde do seu pet. De modo geral, os cães devem tomar banho uma vez por semana. Já os gatos só devem ser banhados se houver necessidade, em caso de tratamento.
  3. CONHECIMENTO – Conheça bem seu pet: o tamanho, o tipo de pelagem e o formato do corpo. Fique atento a mudanças de comportamento, de hábitos, de humor e nunca deixe de consultar um médico veterinário sempre que perceber alteração em algum desses aspectos.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico*.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!