No dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino

No dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino

A região brasileira esbanja riqueza cultural através dos ritmos e costumes
Datas Comemorativas | 08/10/2021
Compartilhe :

É celebrado nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino. Para além de sentimentos como pertencimento e orgulho, a data traz a oportunidade de refletir sobre qual papel e qual imagem foram atribuídos ao nordestino e à região como um todo ao longo do tempo. E, a partir disso, entender o peso da carga histórica e da conjuntura política, social e econômica atual na representação direcionada ao povo do Nordeste a nível nacional e regional.

Sobre a data

Em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré e aos nordestinos vivendo ali, a Câmara Municipal de São Paulo criou, em 2009, por meio da lei 14.952, o Dia do Nordestino, celebrado no 8 de outubro. No 8 de outubro de 2009, quando foi comemorado o primeiro Dia do Nordestino, a Câmara de São Paulo homenageou não só Patativa do Assaré, mas também o poeta nordestino Catulo da Paixão Cearense.

Catulo é apontado por muitos como um dos mais prolíficos compositores da música nacional, autor de canções como “Luar do Sertão”, cantada por Luiz Gonzaga, Chitãozinho & Xororó, entre outros nomes da música nacional. Natural do Maranhão e filho de pai cearense, o poeta nasceu em 8 de outubro. É justamente o nascimento do Catulo o mais próximo de uma justificativa para a comemoração na data.

Nordeste brasileiro

O Nordeste brasileiro é conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais.
O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é composto pelos seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A cultura nordestina é uma das mais ricas do país. Os costumes, a comida e o dialeto próprio são admirados por muitos.

A Faculdade Florence, genuinamente nordestina, parabeniza esse povo tão alegre e apaixonante oferecendo o que há de melhor em termos educacionais, respeitando e valorizando a cultura local, fazendo parte da história dessa região e transformando a vida dos cidadãos! Parabéns a todos os nordestinos!

Notícias Relacionadas