Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade são lembrados neste 11 de outubro

Docente da Florence comenta sobre a importância da prevenção à obesidade
Datas Comemorativas | 11/10/2021

Com o objetivo de alertar a população brasileira sobre os problemas de saúde que a obesidade pode acarretar, o dia 11 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi instituída em 2008 pela Lei Nº 11.721/2.008.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, o que equivale a um aumento de 67,8%.

“A combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas regulares é a melhor forma de se prevenir o desenvolvimento da obesidade, em qualquer faixa etária. Do ponto de vista da nutrição, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e, principalmente, a manutenção desses hábitos é fundamental para evitar o ganho excessivo de peso e, com isso, melhorar a qualidade de vida, já que, associado à obesidade, o indivíduo pode desenvolver outras doenças crônicas”, afirma a professora do curso de Nutrição da Faculdade Florence Lúcia Santos.

Fator de risco

A obesidade é um dos fatores de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Segundo a docente Lúcia Santos, a obesidade pode ainda levar ao agravamento de doenças respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ou mesmo a Covid-19.

“A incorporação de novos hábitos alimentares nem sempre é uma tarefa fácil, porque, em alguns casos, pode envolver ou desenvolver também algum transtorno alimentar. Para evitar isso, algumas medidas simples podem ajudar a manter tais hábitos. E, acima de tudo, a orientação de um nutricionista é fundamental para auxiliar na escolha da melhor estratégia para redução e/ou manutenção de peso corporal”, alertou.

Alguns hábitos para evitar a obesidade são:

• Coma pequenas porções ao longo do dia (em média 5 a 6 refeições diárias);
  • Aumente a ingestão de água;
  • Consuma mais frutas e verduras ao longo do dia (em média 5 porções);
  • Descasque mais alimentos e abra menos embalagens, preferindo sempre os alimentos in natura ou que tiveram o mínimo de processamento possível;
  • Diminua o consumo de açúcares, sal e gorduras;
  • Aprenda a ler os rótulos dos alimentos industrializados, evitando aqueles que têm o “açúcar” como um dos primeiros ingredientes da lista;
  • Evite comer em ambientes desfavoráveis, ou seja, que distraiam sua atenção de qual e de quanto alimento você está consumindo.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

“A matriz curricular, toda a organização de estrutura, laboratórios, a seleção do corpo docente, tudo foi pensado para que o aluno tenha a melhor formação possível dentro do contexto atual. A Faculdade Florence já tem 20 anos de atuação em São Luís e é reconhecida por entregar profissionais de destaque ao mercado de trabalho nas mais diferentes áreas”, destacou a coordenadora do curso Nádia Matias.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também é possível focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!