Núcleo de Carreira e Empregabilidade da Florence oferece curso sobre carreira profissional

Núcleo de Carreira e Empregabilidade da Florence oferece curso sobre carreira profissional

O curso ocorrerá em dois módulos pelo Google Meet
Institucional | 13/10/2021
Compartilhe :

O Núcleo de Carreira e Empregabilidade (NCE) da Faculdade Florence realizará um curso com o tema “Noções básicas de desenvolvimento pessoal e planejamento de carreira”. A atividade será conduzida pela professora Ana Maria Marques, atual coordenadora do NCE. A atividade ocorrerá em dois módulos, sendo o primeiro entre os dias 20 e 27 de outubro, e o segundo de 3 a 24 de novembro, às 17h, com transmissão pela plataforma Google Meet. Com carga horária de 10h cada módulo, a inscrição para o curso é gratuita. Para participar, clique aqui.

A professora Ana Maria Marques conta que, como parte do processo de formação, é imprescindível propiciar aos estudantes a reflexão quanto à necessidade da constante formação e qualificação. “Além da escolha do curso, é necessário refletir acerca da carreira e seus elementos mais significativos, incluindo-se a possibilidade de ampliação do autoconhecimento em relação à própria identidade profissional, como o conjunto de objetivos pessoais e profissionais, competências, crenças e valores”, explica.

Segundo a professora, o proposito do curso é despertar no aluno a importância de um planejamento profissional. “O NCE está desenvolvendo o Programa de Formação Profissional, cuja finalidade é despertar, no corpo discente, a consciência do propósito em relação ao exercício profissional e à construção de um planejamento de carreira associado ao processo de ensino-aprendizagem. Isso irá fortalecer a formação integral do aluno, preparando o profissional para o mercado de trabalho, trabalhando conceitos importantes em torno da construção da empregabilidade e fornecendo elementos para o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para a atualidade das demandas do mercado com foco na orientação para o planejamento de carreira”, conta.

Conteúdo Programático

O conteúdo do curso está dividido em módulos, sendo os dois primeiros realizados nos meses de outubro e novembro de 2021, tendo sua sequência nos semestres letivos subsequentes. Cada módulo será desenvolvido mensalmente, com aulas uma vez por semana, das 17h às 18h30, através da plataforma Google Meet.

Módulo 01 – Carreira: conceitos e avaliação de potencialidades individuais.

Data       Conteúdo

20/10       Emprego x Carreira: refletindo sobre empregabilidade

Escolha da profissão e a importância da formação superior para uma carreira de sucesso.

 

27/10      Mapeamento do perfil profissional e sua importância para a construção do planejamento de carreira (aplicação de teste de perfil comportamental     gratuito)

 

Módulo 02 – Soft skills: habilidades pessoais e sociocomportamentais

 

Data    Conteúdo

03/11   Conceito de Soft Skills e sua importância para a empregabilidade no mercado atual

 

10/11   Principais habilidades comportamentais exigidas atualmente

a) Inteligência emocional: relacionamento intra e interpessoal

 

17/11   b) Comunicação assertiva e não violenta

c) Adaptabilidade

 

24/11   d) Protagonismo e trabalho em equipe

e) Conexões e networking através da empatia

 

O processo avaliativo envolverá a aferição de frequência mínima de 75% das aulas e a elaboração de Plano de Carreira preliminar.

Serviço

Curso “Noções básicas de desenvolvimento pessoal e planejamento de carreira”

Data: 1º módulo: 20 a 27/10

2º módulo: 3 a 24/11

Horário: 17h às 18h30

Local: Plataforma Google Meet

Caga horária: 10h cada módulo

Inscrição: Clique aqui para inscrição nos módulos

Público-alvo: Corpo discente dos Cursos de Graduação da Faculdade Florence e egressos dos Cursos de Graduação Florence

Notícias Relacionadas