Florence parabeniza professores pela grandeza de ensinar e transformar vidas

Instituição homenageia docentes por meio de depoimentos de alunos
Datas Comemorativas | 15/10/2021

A Faculdade Florence acredita que o professor é imprescindível para a construção e a consolidação de um país melhor em todas as áreas da sociedade. O ato de ensinar exige comprometimento, dedicação e amor, pois compartilhar conhecimentos é uma missão que vai muito além da explicação de teorias e conteúdos, ela impacta vidas. Por essa razão, a instituição aproveita este 15 de outubro para parabenizar e render homenagens a todos os docentes que diariamente se doam a essa bela missão.

Na Florence, os professores assumem o desafio de relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão no dia a dia das salas de aula e nos projetos que vão até a comunidade, o que, conforme Presidente do Conselho Diretivo da Florence, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, ressalta a importância do trabalho desenvolvido por todos os seus educadores.

“Por meio desse trabalho primoroso, essencial, os professores salvaram a humanidade. Todo cientista teve um professor, as grandes descobertas, a revolução na saúde, essa trajetória na ciência é graças a um educador. Os professores iluminam os caminhos e, como consequência, melhoram o caminho da vida das pessoas, na saúde, na moradia, na qualidade de vida, por meio desse trabalho docente. Eles salvaram o mundo, principalmente na pandemia, pois eles não desistiram de continuar a transmitir o conhecimento. Então, a eles, nossa gratidão”, parabenizou.

Compartilhando a educação em tempos desafiadores

De um dia para o outro o mundo mudou e foi preciso pensar rapidamente em estratégias para que as portas do conhecimento pudessem permanecer abertas, mesmo que à distância. Professores, então, seguiram a palavra de ordem do momento: reinvenção.

Na Faculdade Florence, o ajuste do processo de ensino com base nessa nova realidade foi imediato, graças ao comprometimento de todos os professores da Instituição, que acreditam na educação como uma força transformadora de vidas, de pessoas, de histórias.

Nesta sexta-feira (15), Dia do Professor, a Florence enaltece a atuação do seu corpo docente, que está no centro dos esforços para transmitir o aprendizado contínuo, incentivando o crescimento dos estudantes.

Nessa data especial, a Faculdade Florence destina o seu reconhecimento, admiração e respeito a todos os professores e todas as professoras da Instituição, que se entregam diariamente com amor e empenho à nobre tarefa de ensinar, atuando para a formação de excelência de diversos profissionais, trabalhando para que barreiras sejam vencidas e para que os sonhos de tantas pessoas possam se concretizar.

Homenagem dos alunos

Para homenagear todos os seus docentes, a Florence conversou com alguns alunos da Instituição, que fizeram questão de dizer por que os professores são importantes em sua jornada e deixar uma mensagem especial para cada um deles. Confiram:

“Dia 15 chegou e nessa data nós aproveitamos para celebrar um dos profissionais mais importantes da nossa sociedade: o professor. Profissional que é responsável por repassar conhecimentos e, acima de tudo, formar mentes e corações. Eu aproveito esta oportunidade para parabenizar todos os professores da Faculdade Florence, especialmente os professores do curso de Odontologia, e desejar que Deus continue abençoando cada vez mais a vida e a profissão de cada um de vocês”, mensagem de Pedro Mateus, aluno do curso de Odontologia.

“Hoje parabenizo todos os nossos professores e agradeço por todo o conhecimento que nos é passado, fazendo com que, dessa forma, possamos garantir o nosso futuro profissional, além de fazer florescer em cada um de nós o que há de melhor”, mensagem de Rubenice Soares, aluna do segundo período do curso de Enfermagem.

“Uma tarde para pensar e uma tarde para homenagear os meus grandes mestres. Vou citar um dos meus autores prediletos: ‘sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino’, grande Paulo Freire. Dia dos professores é todos os dias, então muito obrigada aos grandes mestres da Faculdade Florence. Vocês são sensacionais”, mensagem da aluna Jucileny Lira do 5º período de odontologia.

“Hoje eu quero agradecer aos nossos queridos professores por repartir seus conhecimento e fazer com que nós possamos transformar nossos sonhos em realidade. Parabéns pelo seu dia”, mensagem da aluna do 2º período do curso de Biomedicina.

Sobre a data

O Dia do Professor teve origem em 15 de outubro de 1827, quando Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

Em 1947, 120 anos depois do decreto, professores paulistas tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar a data e, assim, iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.