Importância da vacinação é debatida neste 17 de outubro

A vacina tem ajudado na prevenção de diversas doenças, dentre elas a Covid-19
Institucional | 17/10/2021

A vacinação é hoje a forma mais eficaz de combater doenças. Desde que foram inventadas, as vacinas têm ajudado a humanidade na prevenção de diversas doenças, tais como a poliomielite, o sarampo, a febre amarela, o tétano e, recentemente, a Covid-19. Por isso, o dia 17 de outubro foi escolhido como o “Dia Nacional da Vacinação”, com o intuito de lembrar a importância da vacinação para a saúde de crianças, adultos e idosos.

A vacina tem como objetivo preparar o organismo para que combata as bactérias e os vírus causadores de infecções. Há cerca de 250 anos, cientistas descobriram a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos em um estado inofensivo. Esse foi o caso da varíola descoberta em vacas, que originou a palavra vaccinia.

E vale pontuar que a vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ser contaminada.

A professora Márcia Lima, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, destaca também que as campanhas de vacinação são muito difundidas na área de prevenção de doenças, porém, nos últimos anos, o índice de pessoas vacinadas despencou por conta da divulgação de informações falsas.

“Com o crescimento exponencial do movimento antivacina no Brasil, vemos o retorno da circulação de vírus já erradicados do nosso convívio, como no caso do sarampo. Portanto, a retomada das campanhas de ampla divulgação, como a multivacinação neste mês de outubro, tem sido muito importante, com o objetivo de aumentar o número de imunizados”, acrescentou.

Doenças evitáveis com a vacinação

As patologias que têm cobertura vacinal no Brasil são: tuberculose; difteria; tétano; coqueluche; poliomielite; influenza; hepatite A; hepatite B; sarampo; caxumba; rubéola; varicela; infecções por HIB; doença pneumocócica; meningite C; febre amarela; rotavirose; HPV (papilomavírus humano) e Covid-19.

Florence apoia campanhas de vacinação

A Florence entende a importância das vacinas para a promoção da saúde individual e coletiva e reforça a necessidade da sua comunidade estar com sua carteira de vacinação em dia. Para assegurar esse compromisso, a Instituição garantiu que cada estudante, professor e colaborador da IES tomasse a vacina contra a Covid-19, uma doença que já causou mais de 600 mil mortes no Brasil até o momento.

História da vacina

A primeira vacina de que se tem registro foi criada no século XVIII pelo naturalista e médico britânico Edward Jenner. Ele conseguiu desenvolver uma vacina para a varíola a partir de um experimento durante o qual injetou a secreção de uma pessoa acometida de cowpox (semelhante à varíola) em uma pessoa saudável.

Depois de um tempo, foi possível observar que, quando exposta ao vírus da varíola no futuro, o paciente apresentava imunidade. No Brasil, a vacina da varíola chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Desde então, diversas outras vacinas foram desenvolvidas.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!