Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro

A Faculdade Florence valoriza os livros tanto quanto valoriza o hábito da leitura
Biblioteca | 29/10/2021

Os livros são companheiros para toda a vida. Alguns contam histórias, outros passam ensinamentos valiosos, mas todos são essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e do vocabulário. Foi para celebrar os livros que a data 29 de outubro foi escolhida como o Dia Nacional do Livro.

“O ato de ler estimula o imaginário e dá a possibilidade de responder às dúvidas em relação às milhares de questões que surgem no decorrer da vida, possibilitando o surgimento de novas ideias e o despertar da curiosidade do leitor, fazendo com que ele sempre queira mais”, destaca a bibliotecária da Faculdade Florence Claudenice Goulart, a respeito da importância dos livros nas diferentes fases do aprendizado humano.

A bibliotecária também comenta que a leitura na infância produz descobertas de sentimentos e palavras que conduzem a criança a desenvolver o nível intelectual, a personalidade e a aumentar substancialmente a sua capacidade crítica. Já na adolescência, fase marcada por mudanças fisiológicas e psicológicas, é o período ideal para estabelecer uma relação prazerosa com os livros, que pode se manter melhor ainda na fase adulta, contribuindo assim para a compreensão de textos, desenvolvimento da criatividade e na diminuição do estresse e da ansiedade. Na terceira idade, quando as funções cerebrais começam a diminuir, a leitura pode ser aliada do cérebro na prevenção das demências.

Sobre o Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro faz alusão à fundação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, foi transferido um grande acervo da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. Além disso, no mesmo ano, o país começou a editar os seus próprios livros, pela criação da imprensa régia por D. João VI. O primeiro livro a ser editado foi “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

Confira cinco livros indicados pela bibliotecária Claudenice Goulart que podem ajudar na formação acadêmica:

1 – O novo poder: como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado – Jeremy Heimans;

2 – Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso – Daniel Goleman;

3 – Criatividade: o comportamento inovador como padrão natural de viver e trabalhar – Edson Zogbi;

4 – Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente – Daniel Goleman;

5 – Pense como Freak – Steven Levitt.

Biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta

A Biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta possui em seu acervo mais de 28.000 obras, dos mais variados temas técnico-científicos, para utilização de toda a comunidade acadêmica.

Além do acervo físico, a Instituição ainda conta com a biblioteca digital, cujo acesso é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento de pandemia. Para realizá-lo, basta acessar a página principal do site, clicar no link de serviços, localizado na barra superior, e depois clicar em Biblioteca.

O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, visto que o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre as medidas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como bolsas de mérito acadêmico.

Clique aqui para saber mais!