Professora do curso de Odontologia participa de programa na TV UFMA

Professora do curso de Odontologia participa de programa na TV UFMA

Higiene Bucal e COVID-19 foi o tema da entrevista
Graduação | 29/10/2021
Compartilhe :

Durante a pandemia do novo coronavírus, as recomendações sobre higienização das mãos, isolamento social e utilização de máscaras foram essenciais para evitar a propagação do vírus, mas muitos se esqueceram dos cuidados da higiene bucal, uma vez que a boca é uma das principais portas de entrada do vírus.  Foi sobre esse assunto que a professora Halinna de Carvalho, do curso de Odontologia da Florence, abordou no quadro Viva com Saúde, do Jornal da TV Ufma. A docente abordou o tema “Higiene Bucal e COVID-19” durante o jornal, que foi exibido na emissora no dia 19 de outubro.

Durante a entrevista, a professora explicou que as doenças bucais são fatores de risco para a Covid-19. “As doenças que envolvem as gengivas, que são doenças periodontais, já são entendidas como fatores de risco associados ao agravamento dos quadros de Covid-19. Já se entende que inflamações na gengiva podem levar ao aumento das internações em UTI, em casos mais graves, e desfechos mais desfavoráveis, como a morte”, explicou.

Halinna de Carvalho também aproveitou para ressaltar os sintomas orais da Covid-19 que exigem atenção. “Alguns estudos já relatam que pacientes com Covid-19 podem apresentar úlceras, lesões bolhosas que acontecem na superfície das bochechas e na gengiva. Também já se sabe que algumas condições bucais, como herpes simples e a candidose oral, também podem aparecer associadas aos quadros de Covid-19”, arrematou.

Confira a entrevista na íntegra!

 

Notícias Relacionadas