No Dia Mundial da Poupança, professor da Florence destaca a importância de investir

A data é celebrada no dia 31 de outubro
Ciências Contábeis | 31/10/2021

A prática de manter uma reserva de dinheiro pode ajudar a lidar com situações incertas do futuro, bem como facilitar o alcance de metas de médio e longo prazos. Para conscientizar a população sobre a importância de poupar dinheiro e da educação financeira, o dia 31 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Poupança.  A data foi celebrada pela primeira vez na Itália, em 1925, por uma iniciativa do Instituto Mundial de Bancos de Poupança, um ano após a sua criação. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1933.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 67% dos consumidores brasileiros não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence, Halbert de Andrade, ressalta que mais do que poupar o dinheiro, o ideal é investir.

Halbert de Andrade, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence

“É fundamental que as pessoas tenham consciência de que é preciso guardar dinheiro. Contudo, mais do que poupar, é preciso investir. É preciso que aconteça essa mudança de mentalidade para que as pessoas separem uma parte da sua renda e a destinem para o futuro. Esse dinheiro deve ser investido, ou seja,  fazer o dinheiro render para que no futuro se consiga um resultado satisfatório”, explica o Prof. Halbert Andrade.

De acordo com o docente, quando as pessoas conseguem se controlar financeiramente, a possibilidade de serem surpreendidas por acontecimentos, como a perda de um emprego ou gastos com saúde, é reduzida e causa menos preocupação. “Eu abro mão de algo hoje para me beneficiar no futuro. Quando você destina parte da sua renda para investimentos, você está abrindo mão de algo que você quer no momento, mas que no futuro vai te proporcionar um retorno satisfatório, trazendo tranquilidade financeira. Isso não quer dizer que é preciso você abrir mão de tudo na sua vida, mas é necessário ter consciência que é preciso separar uma parte da sua renda e destina-la para o futuro”, frisa.

Investimento é uma questão de hábito

“As pessoas possuem dificuldade em poupar e investir dinheiro por terem uma renda limitada. Então, um dos pontos importantes, é encontrar formas de renda extra, porque dessa forma você poderia utilizar toda sua renda extra para fazer investimentos no mercado financeiro, pensando no seu futuro”, sugere o prof. Halbert Andrade.

Segundo o docente, existem diversas maneiras de obter a renda extra. “Hoje nós temos algumas opções como os aplicativos de comida, como Ifood, nos quais você pode se tornar um entregador, temos aplicativos de mobilidade urbana, a exemplo do Uber. Você pode vender produtos, pode fazer e vender o famoso brigadeiro, ou até mesmo dar uma aula particular de algo que você domine como por exemplo matemática ou violão. Existem várias formas de se obter renda extra e isso pode te possibilitariam destinar esses recursos para os investimentos. Não havendo essa possibilidade, então o ideal é cortar despesas, reduzir gastos mensais, para designar uma parte dessa renda para os investimentos. Vale ressaltar: mais do que guardar é necessário investir”, reforça.

Estude Ciências Contábeis na Florence!

Estão abertas as pré-inscrições para estudar na Florence em 2021.2! Esta é a sua chance de estudar Ciências Contábeis numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, para formar profissionais competentes para atuar em empresas privadas e públicas, contribuindo para o processo de tomada de decisões e preparada para definir os rumos e direcionamentos das empresas.

O estudante de Ciências Contábeis da Florence recebe formação multidisciplinar, o que proporciona aos egressos da Instituição conhecimento científico em diferentes áreas, além da contábil. O conjunto de disciplinas constantes na Matriz Curricular do curso, busca proporcionar uma visão sistêmica e universal ao profissional da contabilidade.

O egresso em Ciências Contábeis da Faculdade Florence torna-se um profissional com atuação multidisciplinar (gerencial, política, social e de liderança), com capacidades técnicas para agir como um estrategista, executivo, consultor ou empreendedor, com uma visão nas diversas áreas da contabilidade, pautando-se no senso de responsabilidade e comportamento ético.

Ficou interessado? Inscreva-se!