Dia Mundial do Veganismo é lembrado neste 1º de novembro

No estilo de vida vegano se exclui o consumo de produtos ou alimentos de origem animal
Datas Comemorativas | 01/11/2021

O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês),  comemorado no dia 1º de novembro, celebra a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. No estilo de vida vegano não há consumo de alimentos e produtos de origem animal e derivados, como leite, ovos e cosméticos, por exemplo.

Segundo pesquisa do Ibope de 2018, 14% dos brasileiros (cerca de 30 milhões de pessoas) se dizem vegetarianos. Os adeptos mostram um estilo de vida equilibrado e nutricionalmente substancioso, que preserva espécies e contribui para o desenvolvimento, incluindo a compaixão para com os animais, o impacto ambiental e, claro, as preocupações com a própria saúde.

“Com a exclusão do consumo de alimentos de origem animal, como carnes, leites e derivados, é perceptível alguns benefícios para a saúde, principalmente na área cardiovascular, pois colabora com a redução do consumo de gordura saturada e colesterol, que são nutrientes presentes nos alimentos de origem animal e estão relacionados ao excesso de peso. Além disso, diminui o risco cardiovascular com a maior inclusão de alimentos de origem vegetal, como as frutas e as hortaliças, grupos caracterizados pela oferta de fibras, vitaminas e minerais”, explicou a professora Eduarda Gomes, do curso de Nutrição da Faculdade Florence.

Em contrapartida, a docente alerta que tem sido comum no contexto do veganismo, assim como na alimentação onívora,  a inclusão de alimentos ultraprocessados que normalmente têm elevada quantidade de sódio, açúcares e gorduras saturadas. “Com a substituição dos alimentos de origem animal por alimentos veganos ultraprocessados, os benefícios do veganismo na nutrição não são tão evidentes”, alertou.

Por isso, conforme alerta a docente, antes de iniciar o veganismo é preciso fazer uma consulta especializada com um profissional em nutrição, que elaborará um plano alimentar específico às suas necessidades.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição em uma Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!