Alunos de Enfermagem da Faculdade Florence recebem treinamento no SAMU

Na atividade, eles aprenderam sobre  atendimento em situações de urgência e emergência
Enfermagem | 10/11/2021

Os discentes do 6º período do curso de Enfermagem da Faculdade Florence participaram de um treinamento no Núcleo de Educação e Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Luís (SAMU), no último dia 5 de novembro. O treinamento foi referente ao atendimento ao público em situações de urgência e emergência, como em casos de pessoas com mal súbito ou traumas.

A atividade foi organizada pela professora Rosana Martins Coutinho, através da disciplina de Urgência e Emergência, e oportunizou que os estudantes aprendessem na prática como atuar em cada situação de danos à saúde para a estabilidade do paciente. O treino aconteceu na própria base administrativa regional do SAMU, no bairro Filipinho.

O coordenador do NEU do SAMU em São Luís, Gilzep Campos, falou sobre a importância do preparo desses profissionais. “Esse treinamento é importante para que os futuros profissionais que a Florence está formando reconheçam a parada cardiorespiratória e a parada respiratória, com o fim de realizar o primeiro atendimento à vítima antes da chegada do recurso especializado no local do acidente, por isso ensinamos algumas técnicas de socorro, como as compressões torácicas e a ventilação”, pontuou.

O que os alunos aprenderam na atividade prática não somente os ensinou sobre a atuação como socorrista, mas também pode ajudar da prática hospitalar de cada um, pois alguns discentes já trabalham em UTI e outros podem escolher atuar na área ou em Urgência e Emergência, setores que precisam desse conhecimento que adquiriram. Na disciplina, eles veem casos de parada cardiorespiratória, engasgo, parada respiratória, queimaduras, entre outras situações nas quais o paciente tem risco de morte, por isso eles tiveram acesso aos ciclos de práticas, com uma equipe extremamente capacitada do SAMU, para melhor prepará-los”, ressaltou a professora Rosana Martins Coutinho.

Richardson Costa Martins, aluno do 6º período de Enfermagem da Florence, achou o curso muito proveitoso. “Ele serviu para melhorar nossos conhecimentos, pois já temos o aprendizado técnico na sala de aula e aqui colocamos em prática”, comentou o discente, que destacou ter gostado bastante das massagens cardíacas que pôde aprimorar durante a atividade.

“Particularmente, para mim, a prática de procedimentos de saúde é muito melhor que a teoria, pois eu sempre aprendo mais, então o treinamento foi ótimo”, comentou Vitória Stefany, estudante do 6º período de Enfermagem da IES.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!