Papel da tolerância para a democracia e paz entre nações é debatido no dia 16 de novembro

Data tem a intenção de promover o entendimento mútuo entre os povos
Datas Comemorativas | 16/11/2021

A importância do respeito, do diálogo e da cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações motivou a criação do Dia Internacional para a Tolerância, celebrado em 16 de novembro. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1996, com a intenção de promover o entendimento mútuo entre os povos.

Alda Bayma, professora do curso de Direito da Faculdade Florence

A intolerância é um dos fatores que mais tem ameaçado a democracia e a paz em muitos países do nosso planeta. “A importância do respeito à diversidade se une com a própria preservação dos direitos fundamentais inseridos na dinâmica de um Estado de Direito, pois repousa sob o manto legal do pluralismo político previsto no artigo 17 da Constituição Federal, que garante aos cidadãos não só o direito ao exercício de suas diversidades, mas a admissão de ideias contrapostas, o que estimula a tolerância enquanto instrumento de pacificação e discussões positivas no âmbito social ”, afirma a professora

A professora ainda destaca que, em sua opinião, a intolerância em nossa sociedade é causada pela falta de diálogo. “A sociedade brasileira tem sofrido com a polarização de ideias extremistas de todas as origens jurídicas, social e política, o que reflete em ausência de diálogo e em casos mais extremos agressões e estímulo à violência. Percebemos que o manto de paz social, que antes era característica em nosso país, encontra-se ferozmente ameaçado pela prática de atos de intolerância contra as mais diversas minorias. Precisamos refletir e tomar medidas eficazes de estímulo à tolerância em todos os ambientes sociais”, aponta.

Segundo a docente, o olhar sobre o diferente e a perspectiva de alteridade expande a noção de solidariedade, amplia o sentido de “nós” enquanto comunidade global e enraíza uma cultura de paz. “O conhecimento genuíno de sabermos que estaremos resguardando a própria Democracia quando aprendemos a conviver com as diferenças e respeitá-las em seus mais diversos espaços”, explica.

Ela enfatiza que os Direitos Humanos visam garantir a dignidade e o acesso fundamental à saúde, educação, cultura e moradia, diferente do que algumas pessoas pensam a respeito do assunto. “Garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, na verdade, favorece o processo de desestruturação da indústria do crime”, pondera.

Florence oferece formação pautada na tolerância

A formação de um bacharel em Direito deve estruturar-se para além da construção de um profissional operador das normas jurídicas, mas de um sujeito apto a construir e transformar esse ramo do saber. Essa é a avaliação da profa. Alda Bayma, que destaca o perfil do egresso do curso da Instituição.

“Um aluno que busca pautar a sua conduta nos princípios constitucionais de quem futuramente se valerá do Direito na busca por resguardar as diversidades que são fruto do pluralismo que fundamenta nossa República. É um aluno tolerante e estudioso que saberá respeitar as diferenças, mesmo que tenha discordâncias em relação a qualquer aspecto subjetivo que delas possa advir”, frisa a docente.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!