19 de novembro: data alerta para o combate à dengue

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue. Veja os cuidados para evitar a doença!
Enfermagem | 19/11/2021

Para alertar a população sobre a importância da prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o dia 19 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Combate à Dengue”. A enfermidade é causada pelos chamados arbovírus e pode ser assintomática, leve ou grave.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar em alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

“Esta data é muito importante para servir como alerta para toda a população sobre a importância de eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, por isso é essencial seguir as medidas preventivas, principalmente no período de chuvas, como verificar locais que possam acumular água”, comentou a professora de Enfermagem da Faculdade Florence Rosana Martins Coutinho.

No verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada. Para minimizar as incidências da dengue, existem alguns cuidados que as pessoas devem seguir:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Tampar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!