Florence celebra Dia do Empreendedorismo Feminino

O dia serve para ressaltar os avanços e os desafios de mulheres empreendedoras
Ciências Contábeis | 19/11/2021

Em 19 de novembro comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data foi estabelecida pela ONU Mulheres, braço das Nações Unidas que defende os direitos humanos femininos, com seis áreas de atuação em mente, como pontos de importante incentivo e mudança: a liderança e a participação política das mulheres; o empoderamento econômico como parte da afirmação feminina; o combate irrestrito à violência contra mulheres; paz e segurança em emergências humanitárias; governança e planejamento; e normas globais e regionais.

Mais do que tudo isso, o dia é um convite para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda persistem no caminho de mulheres que desejam empreender seus próprios negócios. Embora elas representem 52% da população brasileira, só ocupam posições de destaque em 13% das 500 maiores empresas no país.

Outro ponto que mostra a relevância do empreendedorismo feminino aparece em um levantamento do Sebrae, que revela que as brasileiras empreendem, principalmente, devido à necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira.

Segundo o SEBRAE, no Brasil, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela principal e, muitas vezes, única renda de seus lares. Em comparação aos homens empreendedores, elas têm escolaridade 16% superior, mas, mesmo assim, seus negócios faturam 22% menos.

Professora Aline Vale, do curso de Ciências Contábeis da Florence.

Estimular o empreendedorismo feminino é necessário porque a presença das mulheres em cargos de liderança resulta em melhorias na sociedade, economia e nas empresas.

De acordo com a professora Aline Vale, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence, o dia do empreendedorismo feminino é muito relevante para comemorar a expansão das mulheres em diversas áreas de conhecimento. “Para empreender não é suficiente somente a vontade, o desejo de autonomia profissional e financeira. Em volta desse contexto surge a necessidade da habilidade de gestão e conhecimento contábil para tomada de decisão fundamentada em relatórios contábeis e orçamento empresarial”, comentou.

Estude Ciências Contábeis na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022! Esta é a sua chance de estudar Ciências Contábeis numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, para formar profissionais competentes para atuar em empresas privadas e públicas, contribuindo para o processo de tomada de decisões e preparada para definir os rumos e direcionamentos das empresas.

O estudante de Ciências Contábeis da Florence recebe formação multidisciplinar, o que proporciona aos egressos da Instituição conhecimento científico em diferentes áreas, além da contábil. O conjunto de disciplinas constantes na Matriz Curricular do curso, busca proporcionar uma visão sistêmica e universal ao profissional da contabilidade.

O egresso em Ciências Contábeis da Faculdade Florence torna-se um profissional com atuação multidisciplinar (gerencial, política, social e de liderança), com capacidades técnicas para agir como um estrategista, executivo, consultor ou empreendedor, com uma visão nas diversas áreas da contabilidade, pautando-se no senso de responsabilidade e comportamento ético.

Ficou interessado? Inscreva-se!