Florence convida comunidade acadêmica para eventos em homenagem a uma de suas fundadoras

Profa. Dra. Filomena será homenageada pelos relevantes serviços prestados à saúde
Institucional | 22/11/2021

A Faculdade Florence convida toda a sua comunidade acadêmica para prestigiar uma série de eventos em homenagem à professora doutora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, uma das fundadoras da Instituição. Médica intensivista e anestesiologista com atuação no estado de São Paulo, a Dra. Filomena é uma das médicas de maior destaque no Brasil, com reconhecidas ações também em prol da saúde no Maranhão. As programações, que contarão com palestras e homenagens, ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Confira a programação da passagem da Dra. Filomena pelo Maranhão na íntegra:

24/11 — 10h – Faculdade Florence
Palestra: ECMO uma visão multiprofissional
Homenagem: Recebimento da Medalha Honra ao Mérito Nightingaleano

25/11 – 11h – Assembleia Legislativa do Maranhão
Homenagem: Recebimento da Medalha Manuel Beckman

26/11 —10h – UFMA
Palestra: ECMO – uma mudança de paradigma e monitorização de paciente grave.
Evento exclusivo para os internos médicos da UFMA no Hospital Universitário.

Vocês são nossos convidados especiais!

Sobre Filomena Barbosa Gomes Galas

A Profa. Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas é médica intensivista e anestesiologista com atuação no estado de São Paulo. Ela é uma das principais profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19 no país, tendo em vista que, além de uma das mais renomadas profissionais da área da anestesiologia, ela passou ECMO (sigla em inglês para “Oxigenação por Membrana Extracorpórea”) em mais de 100 pacientes durante a pandemia, auxiliando a salvar muitas vidas e destacando-se como uma das maiores experts nesse procedimento em todo o Brasil.

Atualmente, a profa. Filomena coordena a UTI Cirúrgica e a UTI de Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela também já foi coordenadora da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, bem como da UTI Cardiológica do Hospital Sírio Libanês.

Além de médica de destaque em nível nacional, a profa. Dra. Filomena foi uma das idealizadoras da Faculdade Florence e atualmente atua como consultora especial da Instituição. Em seu trabalho ao lado da Faculdade, a professora nos enriquece trazendo sempre inovação na formação em saúde, uma das áreas nas quais a Faculdade Florence tem notável desempenho em formação profissional.

O seu legado na área da saúde é inquestionável e sua importância também se dá no fato de ela ter sido uma das consultoras fundamentais para a abertura da Florence à humanização. Por meio da professora Filomena, foi implementada uma pós-graduação em cardiologia na Instituição, elevando o nível da área no estado do Maranhão.