Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é celebrado neste 25 de novembro

Professora do curso de Direito da Florence explica a importância da data
Datas Comemorativas | 25/11/2021

A data 25 de novembro é marcada pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Essa data lembra milhares de mulheres que sofrem diariamente com maus tratos e que são assassinadas em todo o mundo apenas por serem mulheres.

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano.

Alda Fernanda Bayma, professora do curso de Direito da Florence

Para a professora do curso de direito da Faculdade Florence, Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça Alda Fernanda Bayma, o alto índice de violência contra mulher ainda é uma realidade no Brasil. “A violência de gênero é reflexo de uma sociedade que durante séculos pautou-se em uma cultura machista e patriarcal que alijava e anulava o papel feminino do seio social. Apesar de mudanças significativas ainda somos obrigadas a conviver com homens que tem a percepção distorcida da mulher objeto e busca subjugá-la seja promovendo violência física ou mesmo patrimonial, o que explica os altos índices mesmo com políticas de combate à violência doméstica”, explica.

Professora Alda explica o que é considerado como violência contra a mulher. “Todo e qualquer ato de violência de gênero que resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou patrimoniais às mulheres. Nesse intento utiliza-se de atos de coação, violência física, psicológica ou mesmo patrimonial”, destacou a professora Alda Fernanda Bayma.

Como denunciar

Para a docente, a denúncia, o esclarecimento e a propagação de políticas públicas são o principal caminho para combater a violência contra a mulher. “É importante termos uma assessoria especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, bem como, é primordial que os agentes das Instituições do Sistema de Justiça saibam acolher as demandas e oferecer proteção física e psicológica a quem encontra-se em situação de risco”, explica.

Alda Bayma ainda conta que as delegacias, o canal 190 e a Patrulha Maria da Penha são canais eficazes de denúncia.

Origem da data

Desde 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por soluções para problemas sociais na República Dominicana.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!