Filomena Galas, cofundadora da Florence, recebe Medalha “Manuel Beckman” na Assembleia Legislativa

Filomena Galas, cofundadora da Florence, recebe Medalha “Manuel Beckman” na Assembleia Legislativa

A medalha representa a maior honraria do Poder Legislativo Estadual
Institucional | 01/12/2021
Compartilhe :

Na última quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa do Maranhão condecorou a médica e professora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas com a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’. A professora é uma das fundadoras da Faculdade Florence e a homenagem teve como motivação todo o trabalho desenvolvido pela docente na saúde do Maranhão e do Brasil. A homenagem foi proposta pela deputada Helena Duailibe.

Na solenidade, a parlamentar justificou a concessão da maior honraria do Poder Legislativo Estadual à medica. “É com alegria e gratidão a Deus que prestamos esta merecida homenagem à professora doutora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, o que nos envaidece, por tratar-se de uma figura exponencial da Medicina brasileira, cuja história de vida e vitoriosa carreira servem de exemplo para todos nós”, disse Helena Duailibe.

A deputada destacou que Filomena Galas é uma das fundadoras da Faculdade Florence e, atualmente, coordena a UTI Cirúrgica e a UTI de Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela já foi coordenadora, também, da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, bem como da UTI Cardiológica do Hospital Sírio Libanês.

“A doutora Filomena Galas, que tem uma vida inteira dedicada à pesquisa, merece a homenagem por sua trajetória como médica, professora e por ajudar a desenvolver ações em prol da saúde no Maranhão. Ela é uma pesquisadora internacionalmente reconhecida, com publicações de impacto nas grandes revistas de prestígio científico no seu ramo de atuação”, justificou Helena Duailibe.

Gratidão

Depois de receber a comenda, a médica e professora Filomena Regina Galas ocupou a tribuna e manifestou sua gratidão à Assembleia Legislativa, especialmente à deputada Helena Duailibe

“Receber essa honraria, vinda da Helena Duailibe, médica, deputada, em constante luta pelas causas do povo, da educação da ciência, me enche de orgulho. Então hoje a minha palavra é gratidão, agradecimento. Este é um momento histórico para mim. Sinto-me gratificada, honrada, lisonjeada e feliz. Agradeço de forma humilde esta homenagem pelo que ela representa como distinção e apreço tanto a mim e à minha família quanto aos colaboradores e à equipe do Instituto Florence”, ressaltou a homenageada.

A sessão solene contou também com a presença de familiares, amigos e convidados da condecorada, além dos professores e alunos da Faculdade Florence. Professora Anali Linhares, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Florence, esteve presente na cerimônia e comentou a importância da professora Filomena para o Maranhão. “O que ela alcançou é um reconhecimento merecido. A Filomena é uma pessoa ímpar, ela com os pacientes é única. Ela ser reconhecida, para a família, é um espetáculo, é orgulho total. E para o Maranhão também, porque o nosso Estado fica evidenciado e mostra que nós somos capazes, basta acreditar no nossos sonhos. E a Filomena é espetacular, uma médica excepcional”, afirma.

Confira a matéria da Tv Assembleia sobre a homenagem à professora dra. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas.

Notícias Relacionadas