Florence homenageia cofundadora da Instituição com Medalha de Honra ao Mérito Nightingaleano

Profa. Dra. Filomena foi homenageada pelos relevantes serviços prestados à saúde
Institucional | 01/12/2021

Na última quarta-feira (24), a professora doutora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, uma das fundadoras da Instituição, foi homenageada pela Faculdade Florence com a Medalha de Honra ao Mérito Nightingaleano. A medalha é a maior honraria da Florence e reconhece os relevantes trabalhos desenvolvidos pela médica intensivista e anestesiologista, que atualmente coordena da UTI Cirúrgica e a UTI de Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para a saúde do Brasil e do Maranhão.

O diretor acadêmico da Florence, professor Thales de Andrade, exaltou a importância da presença da professora Filomena Galas na Instituição. “É uma honra e um prazer muito grande ter aqui a profa. dra. Filomena Galas para ministrar essa aula magna. A professora Filomena é uma referência nacional na saúde como um todo. E a professora Filomena também é uma de nossas fundadoras. Então é uma honra muito especial para todos nós, não só da Faculdade Florence, mas de toda a comunidade ludovicense, ter alguém dessa estirpe intelectual e profissional conosco”, comentou.

A Presidente do Conselho Diretivo da Florence, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, comentou a relevância da professora Filomena para a Florence. “Hoje a professora Filomena celebra formalmente suas conquistas através de diplomas e medalhas, mas nós sabemos que o seu fazer já a consagrou uma grande mestra no cuidar, com excelência, com empatia. Ela entendeu a importância da liderança, de um trabalho em equipe. Ela é a nossa inspiração. Muitas ‘filomenas’ estão aqui, nesta sala, nos escutando, estão no interior do estado, estão no Brasil inteiro”, contou.

Doutora Filomena Galas agradeceu a todas as palavras e contou que ficou honrada com a homenagem. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje, anos depois, vendo que uma semente que a gente plantou prosperou. Eu não posso negar a emoção que fui tomada por tantas palavras ditas sobre a minha pessoa e por uma pessoa tão especial, como a professora Rita Ivana, a minha irmã. Acreditar nos sonhos é muito importante. Saí de São Luís há 28 anos, estudei em escolas públicas, escolas técnicas. Eu consegui, com a ajuda da minha família e da minha dedicação, abrir várias portas. Tenho muita honra de ter iniciado, com a professora Rita e minha mãe querida, dona Terezinha Barbosa Gomes, a ideia de ter plantado a semente da Florence”, disse.

Palestra “ECMO: uma visão multiprofissional”

A médica é uma das principais profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19 no país, tendo em vista que, além de uma das mais renomadas profissionais da área da anestesiologia, ela passou ECMO (sigla em inglês para “Oxigenação por Membrana Extracorpórea”) em mais de 100 pacientes durante a pandemia, auxiliando a salvar muitas vidas e destacando-se como uma das maiores experts nesse procedimento em todo o Brasil.

Na oportunidade, a profa. Filomena ministrou para os alunos e docentes que estavam presentes uma palestra com o tema “ECMO: uma visão multiprofissional”, onde, além de abordar o tema, contou sobre sua jornada profissional e experiências vividas na pandemia.

“Diante de uma pandemia como essa, nós tivemos que nos reinventar com algumas estratégias, para tentar diminuir a mortalidade ou dar suporte para esse paciente. Então, trouxemos o conhecimento da ECMO que já utilizávamos em pacientes com pneumonia ou disfunção respiratória para melhorar ou minimizar a mortalidade dessa população. E foi a partir daí que a gente trouxe a ECMO para dentro das estratégias de suporte dessas disfunções respiratórias graves”, explicou.

Sobre a Florence

A Faculdade Florence é a única Instituição de Ensino Superior genuinamente ludovicense e, com orgulho, carrega uma tradição de mais de 20 anos no mercado. A Florence cresceu junto com a população maranhense. Em sua missão, a Faculdade busca oferecer não apenas um ensino de excelência, mas valores que fazem os alunos formados pela Instituição serem profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

Ao todo, cerca de 20 mil pessoas foram entregues ao mercado de trabalho, ao longo dessas duas décadas, tendo sua qualificação ou requalificação com o selo de qualidade da Florence. Isso atesta a valorização do mercado para o profissional formado pela Florence. É qualidade e excelência gerando valor, com cidadania, sensibilidade e respeito, e fazendo a diferença no mercado de trabalho maranhense. Clique aqui para saber mais sobre a história da Florence.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsas de 60% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Inscreva-se agora!