Cofundadora da Florence ministra palestras em Instituições de Ensino Superior de São Luís

Dra. Filomena compartilhou do seu conhecimento sobre a ECMO
Institucional | 01/12/2021

Nos dias 25 e 26 de novembro, a professora dra. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas esteve presente em Instituições de Ensino superior levando o seu conhecimento sobre a ECMO para discentes e docentes da comunidade acadêmica. Capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos, a ECMO (sigla em inglês para “Oxigenação por Membrana Extracorpórea”) é um equipamento de alta complexidade que vem crescendo em popularidade em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. A máquina pode ser usada em pessoas de todas as idades e possibilita substituir a atividade do coração ou do pulmão.

A dra. Filomena é uma das principais profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19 no país, tendo em vista que, além de uma das mais renomadas profissionais da área da anestesiologia, ela passou ECMO em mais de 100 pacientes durante a pandemia, auxiliando a salvar muitas vidas e destacando-se como uma das maiores experts nesse procedimento em todo o Brasil.

Palestras

A primeira palestra ministrada pela professora ocorreu no dia 25 teve como tema: “Pulmão e Coração artificiais (ECMO)”. Na oportunidade, o presidente da Academia Maranhense de Medicina, prof. Dr. José Márcio Soares Leite, concedeu os diplomas de Honra ao mérito acadêmico e sócia-correspondente da Academia Maranhense de Medicina à doutora. “Por sua competência, é justo que seja outorgado esse título conferido a médicos maranhenses que no Maranhão ou fora do Estado se distinguiram na área médica”, explica o prof. Dr. José Márcio.

No dia 26, a profa. dra. Filomena Galas esteve ministrando a palestra “ECMO: Uma mudança de paradigma e monitorização de paciente grave” para os internos médicos do HUUFMA – Hospital Universitário, onde a professora também já foi residente. O dr. Diego Brito, médico nefrologista e Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário comenta a felicidade em receber a médica. “É uma grande satisfação a gente contar com a presença da profa. dra. Filomena Galas. Ela traz inspiração para todos nós, para as nossas gerações e as que estão por vir”, afirma.

Na oportunidade, a profa. Filomena ainda realizou um tour nas dependências do Hospital, em especial na UTI cardiológica.