Faculdade Florence apoia o Dezembro Laranja e alerta para cuidados com a pele

Câncer de pele é o mais incidente no Brasil
Estética e Cosmética | 09/12/2021

Anualmente, 185 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no país é de pele. Com a chegada do último mês do ano, a campanha Dezembro Laranja, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), volta a conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença, que pode apresentar um alto percentual de cura, caso seja diagnosticada e tratada precocemente.

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, maior órgão do corpo humano. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Ailka Barbosa, professora do curso de Estética e Cosmética

A Fisioterapeuta dermatofuncional Ailka Barbosa, professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, explica que a exposição excessiva e crônica ao sol constitui o principal fator de risco para o surgimento dos cânceres de pele não melanoma. “Em relação ao melanoma, no geral, um maior risco inclui história pessoal ou familiar de melanoma, além da exposição esporádica e intensa ao sol com consequente queimadura solar em mais de um episódio. Outros fatores de risco para todos os tipos de câncer da pele incluem sensibilidade da pele ao sol (pessoas de pele mais clara são mais sensíveis à radiação ultravioleta do sol), doenças imunossupressoras e exposição solar ocupacional. Pacientes imunodeprimidos (como os transplantados e os pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids], por exemplo) têm maior risco para o desenvolvimento do câncer de pele não melanoma, por apresentarem diminuição no controle carcinogênico da pele”, conta.

A docente ainda ressalta que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. “O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais”, explica.

Um dos focos da campanha também é alertar sobre a prevenção na infância, já que o hábito de se expor ao sol em excesso é muito comum já desde essa fase. A professora Ailka Barbosa exemplifica formas de prevenção. “Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; Procurar lugares com sombra; Usar proteção adequada como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas; Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar (protetor solar) com fator de proteção de no mínimo 15 e repor a cada 2 horas, no rosto e no corpo; usar filtro solar próprio para os lábios”, explica.

Juntos contra o Câncer de Pele

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil. Ailka Barbosa comenta que é necessário conscientizar todos para mudar esse dado. “Ainda falta muita conscientização. As pessoas subestimam a gravidade do sol e esquecem que os resultados da exposição prolongada não chegam de imediato. Com o passar dos anos é que as consequências aparecem e por isso é tão importante conhecer o nosso corpo e a nossa pele para observar a presença de alguma mancha nova, sinal novo, ou se alguma ferida não cicatriza. É importante procurar um dermatologista para que seja avaliada a sua pele e descartada qualquer possibilidade de malignidade”, alerta.

A professora finaliza dando dicas de cuidados com a pele. “Use filtro solar com fator de proteção de acordo com o seu tipo de pele; use proteção adequada com roupas, bonés, chapéus, sombrinhas, óculos escuros. Evite exposição prolongada ao sol, evite bronzeamentos artificiais. Beba bastante água e hidrate a sua pele”, completa.

Estude Estética e Cosmética na Faculdade Florence

Atualmente, a Estética é considerada uma das áreas em maior desenvolvimento do Brasil. O curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence tem por objetivo formar esteticistas aptos a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, assim como técnicas de visagismo e maquiagem.

O profissional também poderá propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores. Ele sairá da faculdade com capacidade de planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética, assim como avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Na Faculdade Florence, o estudante encontrará um ensino de excelência, destaque em toda a região, com uma sólida base conceitual e prática para quem deseja trabalhar na área. O curso de Estética e Cosmética ainda possui um tempo de formação de apenas dois anos e meio, com foco voltado ao mercado de trabalho.

“Os laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas permitem a realização de atividades profissionais em que os alunos têm a oportunidade de integrar as diferentes áreas de aprendizado, visando ao seu crescimento pessoal e à eficácia profissional”, acrescentou a professora Aline Pinheiro, coordenadora do curso.

Além disso, o interessado em cursar Estética e Cosmética na Florence contará com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!