Importância do combate à corrupção é ressaltada neste 9 de dezembro

Dados apontam que cerca de US$ 2,6 trilhões são desviados devido à corrupção
Datas Comemorativas | 09/12/2021

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são desviados todos os anos no mundo devido à corrupção. Isso equivale a mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) global. É para alertar a população sobre a importância do combate e da denúncia de casos de corrupção que o dia 9 de dezembro foi escolhido com o Dia Internacional Contra a Corrupção.

Rodrigo Desterro, docente do curso de Direito da Faculdade Florence

“Sempre que falamos de corrupção, a regra é que se defina pelo que o Código Penal trata como crime na relação entre o particular e a administração pública. Acho interessante a concepção da Transparência Internacional, que admite a corrupção como ‘o abuso do poder confiado para ganhos privados’ e aí acrescento que, sob essa perspectiva, ela inclui o suborno, a extorsão, o próprio nepotismo, o tráfico de influência, entre outras modalidades que podem configurar atos de corrupção sob um olhar para além do Direito Penal”, explica o prof. Rodrigo Desterro, docente do curso de Direito da Faculdade Florence.

Considerando a corrupção como um fenômeno social, o docente conta que não há somente uma norma que trate sobre o tema, mas um conjunto de outras normas destinadas a prevenir e a combater a corrupção. Algumas delas estão previstas na Constituição Federal, que estabelece regras claras voltadas a impedir atos corruptivos e define que o Estado está limitado pela lei e pelo interesse público.

“Como já dito, o Código Penal tipifica o crime de corrupção, sobretudo nas modalidades ativa e passiva. Contudo, desde 2013, foi promulgada a Lei n.º 12.846/13, chamada Lei Anticorrupção, que passou a dar uma visão administrativa e civil do combate à corrupção, buscando a responsabilização de agentes que pratiquem atos de corrupção também no âmbito civil e penal”, detalha o docente

Para a prevenção de atos corruptivos existem leis como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Licitações, além dos sistemas próprios de controle interno. Também operam leis na punição da corrupção, como o próprio Código Penal e a Lei de Improbidade Administrativa. Além disso, a Carta Magna prevê princípios gerais para a atuação administrativa e determina a atuação fiscalizadora dos Tribunais de Contas e do Ministério Público.

“A Lei Anticorrupção e o seu regulamento, o Decreto 8420/2015, trazem uma das ferramentas mais avançadas de combate à corrupção, que é o Compliance. Hoje, seja no ambiente público ou privado, as ferramentas de controle interno e compliance são a melhor estratégia para o combate à corrupção porque vão trabalhar sob a ótica da prevenção e não apenas da repressão. Além disso, há as ferramentas de persecução penal que visam ao combate repressivo da corrupção como crime e aquelas de combate à corrupção no âmbito administrativo a partir do Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), que foi criado pela Lei Anticorrupção”, esclarece o prof. Rodrigo Desterro.

Como denunciar casos de corrupção

Caso note algum ato de improbidade, o próprio cidadão pode fazer uma denúncia. Para isso, deve comunicar o ato ao Tribunal de Contas de seu estado, da União ou ao Ministério Público, que instaurará procedimento para apurar a informação.

“Hoje há diversos canais de denúncia de casos de corrupção. O Ministério Público, seja estadual ou federal, possui diversos canais para denúncia de corrupção, além dos canais institucionais de órgãos públicos, sobretudo as delegacias de polícia, e canais de denúncias das grandes corporações”, orienta o docente do curso de Direito da Florence Rodrigo Desterro.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!

*Confira regras e condições aqui!