Data celebra 73 anos de criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Documento busca garantir o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade
Datas Comemorativas | 10/12/2021

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que busca garantir a todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade. Como forma de celebrar a sua criação, todos os anos comemora-se o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Rodrigo Desterro, docente do curso de Direito

“O contexto histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por si só, é suficiente para declarar a sua importância. Traduzida para mais de 500 idiomas, ela tem um papel fundamental na afirmação dos direitos humanos como algo intrínseco à própria condição humana. Serve como um horizonte a ser perseguido e, ao mesmo tempo, uma bússola na construção de uma sociedade mais justa e solidária, como afirma nossa Constituição Federal”, afirma o prof. Rodrigo Desterro, docente do curso de Direito da Faculdade Florence.

Segundo o professor, após momentos marcantes de violência contra estes direitos básicos e naturais durante a segunda guerra mundial, surgiu a necessidade de reafirmá-los pela ONU com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos possui, atualmente, 193 países signatários. Ela é composta por 30 artigos que determinam os direitos básicos que todo ser humano deve possuir, independentemente da raça, religião, posição social, gênero ou outros parâmetros. “Como o próprio nome traz, ela apresenta um rol de direitos inerentes à condição humana, que vão desde o direito à vida até questões ligadas à liberdade religiosa, ao trabalho livre, à igualdade e à liberdade de todos”, coloca o docente da Florence Rodrigo Desterro.

No documento são previstos direitos básicos como o direito à vida, à saúde, ao acesso à educação de qualidade, à igualdade, à segurança, à dignidade, à proibição da escravidão e à proteção da criança.

Ainda de acordo com o prof. Rodrigo Desterro, o passo fundamental para a efetivação da proteção dos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos é a união da sociedade em torno da dignidade humana, exercendo sua cidadania ativa, fiscalizando a atuação do Estado e dos gestores.

“É difícil falar em afirmação de direitos humanos sem falar em democracia, justiça e solidariedade. Tenho aprendido que, em termos normativos, precisávamos apenas da efetivação do art. 3º, inciso I, da Constituição: efetivar uma sociedade livre, justa e solidária. Concretamente, penso que a efetivação de políticas públicas de caráter social é um passo fundamental para assegurarmos a concretização dos direitos humanos”, aponta o professor.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!

*Confira regras e condições aqui!