Alunos de Biomedicina da Florence levam ação de saúde para moradores de São Luís

Alunos de Biomedicina da Florence levam ação de saúde para moradores de São Luís

A atividade teve como foco alertar sobre a mortalidade infantil e de crianças no MA
Biomedicina | 14/12/2021
Compartilhe :

O curso de Biomedicina da Faculdade Florence realizou o Projeto de Curricularização da Extensão (PROCEX), com o tema “Mortalidade infantil e de crianças no estado do MA”, promovendo 10 ações de saúde em diversos bairros de São Luís no período de 24 de novembro a 4 de dezembro. Na oportunidade, os discentes palestraram sobre a amamentação e a desnutrição por meio de parasitário através da ingestão de alimentos mal higienizados e cuidados no pré-natal, entregaram material educativo sobre as temáticas, produziram vídeos e podcast, além de oferecerem serviços de saúde como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea. 

A professora Paula Moiana Costa, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Florence, pontua que existe uma lei sobre a curricularização da extensão que foi promulgada em 2018 e que as IES têm até o final de 2022 para implementar. Dessa forma, ela explica que as atividades de extensão devem fazer parte da matriz do curso e serem multidisciplinares, por isso a Biomedicina da Florence implantou neste semestre o PROCEX. Os docentes Yuri Froes e José Antônio foram os orientadores dos alunos no projeto.

“O PROCEX nada mais é que o Projeto de Curricularização da Extensão de Biomedicina. Para isso, escolhemos o tema mortalidade infantil e de crianças, considerando os indicadores epidemiológicos do MA. Os alunos foram desafiados a buscar causas, soluções e ações que poderiam executar sobre o tema. Esse é um projeto em três ciclos que eles tiveram acompanhamento de todas as disciplinas e professores. E o que estamos vendo agora são várias ações com resoluções dos discentes em relação a esse problema de forma autônoma através do Project-based learning (Projeto de aprendizagem)”, explicou a docente.

Ação “Mais Saúde” na Chácara Itapiracó

O projeto Mais Saúde foi realizado, no dia 4 de dezembro, na Associação de Moradores da Chácara Itapiracó. No decorrer das ações os alunos realizaram palestras sobre a amamentação e a desnutrição por meio de parasitário através da ingestão de alimentos mal higienizados e cuidados no pré-natal, também disponibilizaram à população testes de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e orientações a respeito da diabetes gestacional, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e eritroblastose fetal. E como finalização da ação, foram distribuídas cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O aluno Lucas Oliveira, de 20 anos, comenta que “a ação alerta as mulheres, principalmente as gestantes, sobre o pré-natal na gravidez, para que elas possam buscar fazer os exames e testes deste período, pois esse cuidado é primordial para quem está dividindo o corpo com um novo ser humano”.

A moradora da Chácara Itapiracó Ana Paula Ferreira, de 43 anos, gostou da ação e espera que o curso promova mais atividades para a comunidade. “Achei ótimos todos os serviços de saúde que ofereceram, desde o teste de glicemia até a tipagem sanguínea”, afirmou. 

Ação de combate a ISTs no bairro de Fátima

Durante a atividade no Bairro de Fátima, as acadêmicas de Biomedicina da IES distribuíram informativos e conversaram com as pessoas sobre o risco das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no desenvolvimento gestacional, que podem  prejudicar a saúde da mãe e do bebê, trazendo complicações como parto prematuro, aborto, baixo peso ao nascer e atraso no desenvolvimento.

Ação de prevenção à mortalidade infantil na Praça Deodoro

Os estudantes organizadores da ação distribuíram informativos na Praça Deodoro e conversaram com as pessoas sobre ações simples de prevenção à mortalidade infantil, especialmente neonatos, ou seja, recém-nascidos até ao primeiro mês de vida.

Palestra a respeito da mortalidade infantil no bairro Coradinho

Os discentes do 4º período do curso de Farmácia, em conjunto com a profa. Lisiane Borges, foram convidados especialmente para participarem do projeto de Biomed. Na oportunidade eles realizaram uma palestra sobre prevenção da mortalidade infantil, considerando o pré-natal, saúde gestacional e pós-natal, no bairro Coroadinho.

Ação sobre pré-natal na Vila Goreth

A ação teve o objetivo de oferecer às gestantes da Vila Goreth serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste do índice glicêmico e orientações sobre a diabetes gestacional e hipertensão gestacional. Ao final de cada atendimento, as gestantes receberam de presente um kit com fraldas descartáveis e produtos para higiene infantil.

Testagem de água potável

O projeto teve como foco fazer coletas e testagem dos fatores relacionados à potabilidade, especialmente da bactéria Escherichia coli, da água de poços artesianos utilizados pela população para consumo. Além disso, a ação terá continuidade com a orientação da população residente nos locais que tiveram coleta do material e a pesquisa será enviada pelos acadêmicos para publicação como artigo científico.

Produção audiovisual de fossa sanitária

Neste projeto, os alunos fizeram um vídeo explicando sobre condições da água potável, a necessidade do uso de fossas sanitárias para evitar contaminação e, em um segundo vídeo, montaram uma maquete de uma fossa sanitária como maneira de ensinar a população a construir uma fossa real.

Produção audiovisual de mortalidade infantil

Na produção, os discentes fizeram um vídeo falando sobre as causas e possíveis soluções para o combate à mortalidade infantil no Maranhão.

Podcast sobre o combate à mortalidade infantil neonatal  

No podcast produzido, os acadêmicos destacam uma entrevista com a enfermeira Hozana Cutrim, profissional que atua na Unidade de Saúde do bairro Paraíso, sobre as formas de combate à mortalidade infantil neonatal.

Produção audiovisual sobre o combate à mortalidade infantil neonatal

Por fim, nesta produção audiovisual, os estudantes fizeram uma entrevista sobre mortalidade infantil no Maranhão com a farmacêutica bioquímica Lisiane Lobato, responsável pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Maranhão (LACEN). 

Estude Biomedicina na Florence!

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

O curso, que tem uma gama de mais de 30 áreas de atuação no mercado de trabalho, proporciona aos alunos o início de uma experiência profissional já dentro da Academia, por meio de projetos de pesquisa e ligas acadêmicas.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais citados, os interessados em estudar na Florence contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2022.1

 

 

Notícias Relacionadas