Discentes do curso de Nutrição da Florence realizam mostra de culinária brasileira

Discentes do curso de Nutrição da Florence realizam mostra de culinária brasileira

A atividade fez parte da finalização da disciplina de Técnica Dietética Avançada 
Nutrição | 15/12/2021
Compartilhe :

As discentes do 6º período noturno do curso de Nutrição da Faculdade Florence realizaram uma mostra técnica de culinária brasileira como Trabalho Discente Efetivo (TDE) de finalização da disciplina de Técnica Dietética Avançada. Na oportunidade, foram exibidas, degustadas e avaliadas nutricionalmente por uma comissão de convidados as refeições típicas das regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.

“A culinária brasileira é influenciada pelos povos que aqui moravam e pelos que chegaram ao Brasil, descende então da mistura da cultura indígena, africana e europeia e resultou em diferentes costumes em cada região do país. A culinária nordestina, por exemplo, tem grande reflexo da colonização e da presença do povo africano e indígena por apresentar preparações variadas à base de mandioca e banana, diferente da região do sul do país, onde as carnes e bebidas como vinho estão presentes nas comidas típicas e são reflexo da colonização por europeus na região. Logo, o objetivo da atividade foi fazer com que as alunas pesquisassem sobre os hábitos alimentares de cada região do Brasil e sua relação com o consumo de alimentos saudáveis”, explicou a professora da disciplina, Sâmara Lima.

Os cinco grupos de discentes apresentaram no mínimo duas preparações da região que ficaram responsáveis. Os pratos foram degustados e avaliados por uma equipe de quatro julgadores que observaram as características referentes ao sabor, à textura e à apresentação dos conhecimentos culturais e aspectos nutricionais das preparações regionais.

A coordenadora do curso de Nutrição da Florence, profa. Nádia Martins, a coordenadora de Enfermagem, a profa. Ana Larissa Nogueira, o professor Fabrício Drumont, também docente da IES, além da sócio-proprietária da empresa Karolícias, a empresária Karol Barros, fizeram parte da banca de avaliadores.

As preparações apresentadas por cada grupo de discentes foram: região nordeste: paçoca e cocada; região norte: tapioca com carne seca e creme de cupuaçu; região centro-oeste: galinha e doce de leite; região sudeste: feijão tropeiro e bolo de banana; e região sul: arroz carreteiro e sagu de suco de uva.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição em uma Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!

 

Notícias Relacionadas