Dia do Leitor: Florence parabeniza leitores pelo seu dia

A data tem o objetivo de incentivar e valorizar a leitura para o desenvolvimento social
Biblioteca | 07/01/2022

O Dia do Leitor é comemorado anualmente em 7 de janeiro para valorizar as pessoas que são apaixonadas pela literatura. O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição. O aumento do vocabulário, a compreensão do texto e a ortografia são outras vantagens significativas de ler com frequência.

O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro. A pesquisa também aponta que o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. A redução foi sentida, sobretudo, entre leitores com ensino superior e na classe A.

Por essa razão, a Faculdade Florence valoriza os livros tanto quanto valoriza o hábito da leitura.

Origem do Dia do Leitor

O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorado anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

Biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta

A Biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta possui em seu acervo mais de 28.000 obras, dos mais variados temas técnico-científicos, para utilização de toda a comunidade acadêmica.

Além do acervo físico, a Instituição ainda conta com a biblioteca digital, cujo acesso é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento de pandemia. Para realizá-lo, basta acessar a página principal do site, clicar no link de serviços, localizado na barra superior, e depois clicar em Biblioteca.

O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, visto que o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre as medidas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes em estudar na Florence contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2022.1