Florence parabeniza farmacêuticos neste 20 de janeiro

Florence parabeniza farmacêuticos neste 20 de janeiro

Data reconhece importância de uma profissão essencial para a saúde
Farmácia | 20/01/2022
Compartilhe :

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, ela era a maior instituição representativa da categoria no país. “A data busca dar mais visibilidade à importância do papel do farmacêutico, que nada mais é do que um promotor de saúde”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra.

Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence

Especializado no desenvolvimento, manipulação e controle, o especialista atua principalmente na assistência farmacêutica. O profissional pode trabalhar em farmácias e drogarias, como o responsável técnico, ou atuar na fiscalização sanitária combatendo a fabricação de remédios falsificados ou na parte de análise clínica dos laboratórios, exames bioquímicos, hematologia e microbiologia. “O farmacêutico não trabalha apenas nas farmácias e drogarias, mas também em hospitais, clínicas, prescrição, entre outros, então é um profissional que tem um reconhecimento ímpar e que faz a diferença na área da saúde”, comenta Kallyne Bezerra.

Avanços e conquistas da área 

É preciso comemorar os avanços que aconteceram no setor farmacêutico nesses 90 anos de profissão regulamentada e as conquistas alcançadas nos últimos anos em busca da valorização profissional. Destaca-se a regularização junto ao Ministério do Trabalho para ampliação da atuação profissional de 2 para 8 ocupações e de 19 para 117 especialidades.

Outro fator de grande importância são as aprovações de leis que também ampliaram o exercício da profissão. Destaque para as Resoluções nº 585 e 586 de 2013, referentes à criação das farmácias clínicas e regulamentação da prescrição farmacêutica e também a aprovação da Lei 13.021/14, que resgatou a autoridade do farmacêutico nas farmácias e, por meio da assistência farmacêutica, colocou à disposição da população um profissional capacitado para cuidar da saúde.

Onde tem farmacêutico, existe ciência, amor, dedicação e saúde. A Florence parabeniza todos os farmacêuticos pelo seu dia e reitera a importância do profissional para a sociedade! Feliz Dia do Farmacêutico!

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022! Esta é a sua chance de estudar Farmácia numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Então, para garantir que você será um dos primeiros a saber de todas as novidades que a Florence está preparando para o próximo semestre, veja como se cadastrar aqui e fique por dentro!

 

Notícias Relacionadas