Março Azul-Marinho: Florence chama atenção para prevenção do câncer colorretal

Exames de rotina são aliados na prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da doença
Enfermagem | 10/03/2022

A campanha Março Azul-Marinho alerta para a atenção aos cuidados e prevenção do câncer colorretal. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país. “Esta campanha alerta sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal. Este é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros. De acordo com o INCA, existem mais de 50 mil pessoas que recebem o diagnóstico deste câncer, além de números significativos de óbito pela doença”, explica a professora do curso de enfermagem Rosana Martins.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Rosana Martins, professora do curso de enfermagem

Segundo a professora Rosana Martins nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. “Na pessoa que possui este tipo de câncer começa a surgir um emagrecimento sem motivo, sangue nas fezes, anemias de repetição, cansaço e indisposição sem razão, mudanças nos hábitos intestinais sem motivo (diarreia frequente ou constipação). Recomenda-se procurar seu médico, caso apresente um ou mais dos sintomas”, explica.

Prevenção

“Para a prevenção da doença é necessário realizar exames regulares com a finalidade de detecção precoce da patologia. Assim, é necessário que adulto acima de 45 com histórico familiar procure o médico para realizar exames específicos, além disso, é necessário mudança no comportamento, como não fumar, não beber, praticar atividade física, ter um controle do peso corporal e uma dieta balanceada”, explicou a profa. Rosana.

O ideal para evitar a doença é manter uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e vegetais para diminuir o risco de desenvolvimento dos tumores. Praticar atividades físicas auxilia no controle do peso, principalmente entre os homens, que têm maior propensão para desenvolver esse tipo de câncer.

Tratamento

O tratamento das pessoas com tumores em estágios iniciais é menos agressivo e consiste na retirada do pólipo e das lesões, através de colonoscopia ou pequenas cirurgias com ressecções locais dos tumores. Em casos específicos, é recomendado sessões de quimioterapia complementares.

Quanto mais avançado o estágio do câncer, mais agressivo deve ser o tratamento, podendo ser necessárias radioterapia e quimioterapia, mesmo antes de procedimentos cirúrgicos.
Cuide da sua saúde, previna-se, abrace essa campanha você também!

Cuidados da Enfermagem

A professora Rosana Martins conta que a Enfermagem tem papel fundamental no tratamento da doença. “Os principais cuidados de enfermagem a este paciente se refere a qualidade de vida, ao tratamento dos sintomas (caso o paciente possua) e da saúde de uma forma geral, além disso, a educação em saúde se faz importante. Este acompanhamento vai desde o diagnóstico até o momento da alta médica. Além disso, as redes de apoio para as pessoas acometidas com esta doença e como os profissionais de saúde atuarão para atender as necessidades desses pacientes deverá ser realizado por meio de capacitação e atualização para proporcionar qualidade de vida”, finaliza.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!