Estudantes terão mais um dia para se inscrever no FIES, dia 15 de março

Processo estará aberto até as 23h59 do dia 15. Resultado será divulgado na sexta-feira, 18
Bolsas e Financiamentos | 14/03/2022

Os interessados em se inscrever para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão mais uma chance. É que as inscrições serão reabertas, sendo o período ampliado para mais um dia, esta terça-feira, 15 de março. Com isso, os estudantes terão até às 23h59 dessa mesma terça-feira para se inscrever. O resultado da chamada regular, que anteriormente seria divulgado no dia 15, será publicado na sexta-feira, 18, no portal Acesso Único.

Clique aqui para se inscrever!

Confira aqui o edital completo!

Anteriormente, as inscrições só poderiam ter sido feitas até as 23h59 da última sexta-feira, dia 11. Agora, todos os interessados ganham mais tempo para conferir e se inscrever. Aqueles estudantes já inscritos, mas que queiram alterar suas opções de curso, também terão mais um dia para fazer as alterações que desejarem em suas inscrições.

Segundo informações do MEC, a decisão pela ampliação do prazo aconteceu após ser identificada lentidão, além de interrupções pontuais na performance da solução tecnológica, durante poucos minutos, no sistema eletrônico de inscrição. “A instabilidade, ocorrida apenas no final da noite do último prazo previsto para inscrição (11 de março), foi pontual e percebida por quem acessava o sistema no horário próximo do encerramento do prazo de inscrição. Ainda assim, o MEC amplia o prazo com o intuito de garantir a participação de mais estudantes interessados em se inscrever ou daqueles que queiram alterar suas opções de inscrição no Fies”, explicou o órgão.

Com a ampliação do prazo para a inscrição, o cronograma das demais etapas dessa edição do Fies foi alterado, passando a ser o seguinte:

Novo cronograma do Fies

Dia 15 de março – inscrição;

Dia 18 de março – resultado da chamada única e lista de espera;

De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; e

De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Pré-requisitos para contratar o FIES

Para estar apto a concorrer a uma vaga do FIES, é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas. Os interessados também precisam ter alcançado uma nota superior a zero na redação do Exame.

Ainda é necessário, para ter acesso ao financiamento, ter uma renda familiar mensal bruta de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e escolher um curso superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Saiba mais detalhes e informações no Edital da Seleção.