Dia da Saúde e Nutrição: data destaca importância da alimentação saudável

Dia da Saúde e Nutrição: data destaca importância da alimentação saudável

Preparações simples com alimentos in natura são a base de uma saúde equilibrada
Nutrição | 31/03/2022
Compartilhe :

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado anualmente no Brasil em 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de chamar a atenção da população para a importância da saúde e da boa alimentação. O dia também serve para que as instituições públicas e privadas reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável dos alimentos que consumimos todos os dias.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, é o primeiro passo a ser seguido para uma saúde alimentar, já que apresenta as diretrizes alimentares oficiais para a população. O Guia possui informações, princípios e recomendações que destacam a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, como bons hábitos alimentares.

Para conferir o Guia Alimentar para a População Brasileira, CLIQUE AQUI

A saúde e a alimentação saudável estão diretamente associadas. Não há como mencionar uma sem priorizar a outra e vice versa.

Por isso, algumas mudanças de hábitos alimentares podem ser adotados para uma saúde  equilibrada, elas são:

  • Inserir alimentos in natura ou minimamente processados na base da sua alimentação;
  • Planejar o uso do tempo para dar para à sua alimentação o espaço que ela merece;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições;
  • Ser crítico quanto às propagandas de produtos alimentícios milagrosos;
  • Limitar o consumo de alimentos processados;
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; 
  • Fazer exames nutricionais com um especialista. 

A adoção de uma postura pautada em hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física pode evitar diversos fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição em uma Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!

Notícias Relacionadas