Abril Verde chama atenção para prevenção de acidentes de trabalho

Professor do curso de Segurança do Trabalho do Florence comenta sobre a campanha
Técnico | 05/04/2022

O mês de abril é tematizado pela cor verde devido a uma campanha que engaja órgãos públicos e instituições diversas nas questões relativas aos acidentes de trabalho. O “Abril Verde” é uma campanha que tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

De acordo com o professor do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Florence Antônio Luís, a campanha Abril Verde foi iniciada em 2014 e não serve apenas para lembrar de acidentes ocorridos, mas também tem o objetivo de destacar a existência de medidas protetivas para evitar ou eliminar acidentes ou doenças que ocorrem no ambiente de trabalho.

“No Instituto Florence temos o curso técnico em Segurança do Trabalho, no qual a principal missão do professor é instruir os alunos a visualizar a questão dos acidentes de trabalho como um procedimento que pode ser evitado com o uso de equipamento de proteção individual e coletivos”, acrescentou o professor.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Além disso, os dados da OIT colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No país, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

Como prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Toda organização deve prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas maneiras:

Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

Mantenha áreas de circulação desobstruídas;

Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (Ex: macas, extintores, etc.)

Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;

Não execute atividade para a qual não está habilitado;

Não improvise ferramentas;

Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;

Fique atento aos tapetes em áreas de circulação;

Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos;

Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;

Evite a pressa, ela pode te expor ao nível de risco maior e seu trabalho não terá uma boa qualidade;

Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades;

Ao se sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;

Não deixe objetos caídos no chão.

Caso aconteça um acidente de trabalho, a primeira coisa a fazer é procurar um médico e avisar à instituição do ocorrido.

Sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho do Florence

O curso Técnico em Segurança do Trabalho proporciona todo o conhecimento técnico necessário, além de trabalhar aptidões universais que são essenciais para você se tornar um profissional de ponta na área. O curso é na modalidade concomitante ou subsequente ao ensino médio, com duração de 18 meses e carga horária e 1400 horas, sendo 1200 de aulas teóricas e práticas e 200 de estágio supervisionado.

Através do programa do curso os alunos aprendem as origens das técnicas de segurança laboral, a história das leis trabalhistas, as doenças laborais, as primeiras legislações criadas e as leis atuais que regulamentam a segurança dos trabalhadores.

O técnico em segurança do trabalho costuma auxiliar de forma direta a gerência ao monitorar presencialmente a gestão e realização de tarefas. Os locais mais comuns de atuação deste profissional são indústrias em geral, empreiteiras mineradoras e construtoras.