Abril Verde chama atenção para prevenção de acidentes de trabalho

Abril Verde chama atenção para prevenção de acidentes de trabalho

Professor do curso de Segurança do Trabalho do Florence comenta sobre a campanha
Técnico | 05/04/2022
Compartilhe :

O mês de abril é tematizado pela cor verde devido a uma campanha que engaja órgãos públicos e instituições diversas nas questões relativas aos acidentes de trabalho. O “Abril Verde” é uma campanha que tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

De acordo com o professor do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Florence Antônio Luís, a campanha Abril Verde foi iniciada em 2014 e não serve apenas para lembrar de acidentes ocorridos, mas também tem o objetivo de destacar a existência de medidas protetivas para evitar ou eliminar acidentes ou doenças que ocorrem no ambiente de trabalho.

“No Instituto Florence temos o curso técnico em Segurança do Trabalho, no qual a principal missão do professor é instruir os alunos a visualizar a questão dos acidentes de trabalho como um procedimento que pode ser evitado com o uso de equipamento de proteção individual e coletivos”, acrescentou o professor.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Além disso, os dados da OIT colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No país, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

Como prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Toda organização deve prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas maneiras:

 Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

Mantenha áreas de circulação desobstruídas;

Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (Ex: macas, extintores, etc.)

Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;

Não execute atividade para a qual não está habilitado;

Não improvise ferramentas;

Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;

Fique atento aos tapetes em áreas de circulação;

Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos;

Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;

Evite a pressa, ela pode te expor ao nível de risco maior e seu trabalho não terá uma boa qualidade;

Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades;

Ao se sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;

Não deixe objetos caídos no chão.

Caso aconteça um acidente de trabalho, a primeira coisa a fazer é procurar um médico e avisar à instituição do ocorrido. 

Sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho do Florence

O curso Técnico em Segurança do Trabalho proporciona todo o conhecimento técnico necessário, além de trabalhar aptidões universais que são essenciais para você se tornar um profissional de ponta na área. O curso é na modalidade concomitante ou subsequente ao ensino médio, com duração de 18 meses e carga horária e 1400 horas, sendo 1200 de aulas teóricas e práticas e 200 de estágio supervisionado.

Através do programa do curso os alunos aprendem as origens das técnicas de segurança laboral, a história das leis trabalhistas, as doenças laborais, as primeiras legislações criadas e as leis atuais que regulamentam a segurança dos trabalhadores.

O técnico em segurança do trabalho costuma auxiliar de forma direta a gerência ao monitorar presencialmente a gestão e realização de tarefas. Os locais mais comuns de atuação deste profissional são indústrias em geral, empreiteiras mineradoras e construtoras.     

Notícias Relacionadas